Torre, com 38,5 m de altura, em betão armado, entra em funcionamento a 4 de fevereiro de 1935, com a função de suportar duas roldanas que  permitiam mover duas jaulas (elevadores) que realizavam o transporte de carvão, desde a exploração subterrânea até ao exterior. Foi projetado pelo Eng.º Charles Tournay (Belga) e construído pela empresa do engenheiro Fernando Moreira de Sá.
Excelente exemplar de património arquitetónico, arqueológico e industrial, demarca-se entre a paisagem, estando classificado como Monumento de Interesse Público, desde 19 de março de 2010.
Simboliza o período áureo da exploração de carvão mineral – antracite –, a que está definitivamente ligada a história de São Pedro da Cova, que desde a sua descoberta, em finais do século XVIII, se tornou num centro catalisador de migração.
O departamento de minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto esteve de uma forma muito especial ligada a esta obra, utilizando frequentemente as instalações para estudos específicos, escolhendo a imagem do Cavalete para seu "logotipo".