No passado dia 16 de julho, no jardim do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, realizou-se a apresentação pública das obras de restauro da Zorra.
O evento foi presidido pela Liga de Amigos do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, representada pela Srª. Presidente, Profª. Jerónima Santos, que começou por agradecer a todos os que contribuíram para a sensibilização local sobre a importância de defender o património, nomeadamente, o património mineiro, destacando aqui a comunidade escolar de São Pedro da Cova, que em 2014 recebeu a campanha de sensibilização "SALVEM A ZORRA".
Agradeceu ainda aos músicos: Acoustic Soul, QuartTASTO, Leonel Aguiar, Vox Populi, João Aguiar e Amigos, Susana Vieira e Bruno Ribeiro, que atuaram gratuitamente durante a campanha de angariação de fundos, bem como a todas as pessoas que adquiriram bilhetes para assistir a estes espectáculos e a todos os que participaram na caminhada organizada em dezembro de 2014. Agradeceu ainda à Junta de Freguesia, que sempre apoiou todas estas iniciativas.
O Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Daniel Vieira, reafirmou a importância sobre a preservação do património mineiro e a importância do envolvimento da população nestas ações, enquanto que o Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Luís Filipe Araújo, defendeu a existência de sinergias conjuntas, só assim os projetos poderão ter mais sucesso.
No final, todos os presentes foram convidados a dirigirem-se ao interior do Museu, para um breve momento musical, a cargo do “Coletivo José Afonso – Uma Vontade de Música”.
Informamos ainda, que a obra de restauro da Zorra nº. 53, teve início em maio 2016 e está previsto terminar em novembro deste ano, cujo valor da respetiva reparação é de cerca de 15.000,00€. O restauro da Zorra será suportado pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e Liga de Amigos do Museu Mineiro, contará ainda com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, empresas locais e a Escola Profissional de Gondomar.

Restauro da Zorra
Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra
  • Restauro da Zorra