20200110 164841 002Pela importância que constituía e constitui a utilização de capacete em explorações mineiras subterrâneas, a partir de hoje, dia 10 de janeiro, promovemos, no átrio da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, uma exposição de capacetes utilizados pelos mineiros das minas de carvão de São Pedro da Cova.
Nem sempre utilizados durante os 170 anos de exploração mineira de São Pedro da Cova, este tem como principal objetivo, proteger os trabalhadores do subterrâneo contra a queda de objetos, rochas e contra outros perigos que são comummente encontrados em minas.
São equipamentos de proteção diferenciados dos capacetes de segurança utilizados em indústrias e na construção civil. Os primeiros capacetes criados para serem utilizados em minas eram produzidos com várias camadas de lona unidas por cola. No começo do século 20, os mineiros normalmente usavam chapéus de couro macio que forneciam proteção limitada. Uma camada de goma-laca era muitas vezes aplicada para revestir estes chapéus, e não havia uma pequena aba que oferecesse certa quantidade de proteção para os olhos. Mais tarde, os capacetes de mineração foram construídos com base em materiais como alumínio, fibra de vidro e termoplástico injetado. Um sistema de suspensão interna ajuda a prevenir a queda destes capacetes e também pode fornecer alguma resistência de choque extra. Embora este sistema nunca se tenha utilizado nas minas de São Pedro da Cova, em determinada altura, os capacetes passam também a estar equipados com lâmpadas, ou com suportes que permitem a fixação de uma lâmpada personalizada. Um dos principais componentes que podem ser encontrados num capacete de mineração de qualidade é um sistema de suspensão. Este é um conjunto de tiras e fivelas que podem prender um capacete na cabeça do operário e evitar que o equipamento de proteção individual caia, enquanto o mineiro trabalha. Estes sistemas de suspensão são geralmente projetados para manter um espaço vazio entre a cabeça do mineiro e a superfície dura do capacete. Assim, se o topo do capacete é atingido por uma pedra ou outro objeto, o choque do impacto será amenizado, sem atingir a cabeça do operário. Os sistemas de suspensão passaram por uma série de mudanças ao longo dos anos, e alguns podem até ser revertidos.
Visite esta exposição.