museu mineiroMuseu Mineiro
O Museu Mineiro funciona no seguinte horário: 3ª feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, estando encerrado ao domingo e 2.ª feira. A entrada é gratuita.

Com a descoberta de carvão mineral, no final do século XVIII, a freguesia de São Pedro da Cova desenvolve-se a partir de uma economia industrial, deixando para segundo plano a agricultura.

Desde logo se construíram e reconstruíram infra-estruturas de apoio à exploração mineira nesta zona, recorrendo-se à utilização de meios, técnicas e materiais mais sólidos e adequados à época para a construção dos vários edifícios dispersos por toda a freguesia: edifícios industriais, sociais e de habitação, mas também meios de transporte do minério para os locais de distribuição e/ou consumo.

De entre todas as infra-estruturas mineiras construídas na freguesia, ainda hoje, se destaca o antigo complexo mineiro, onde se centram os edifícios de tratamento e expedição de carvão. O complexo mineiro encontra-se a oeste da Serra de Valongo, na zona de Vale do Souto, numa área ainda rural, com algumas habitações envolventes, cuja maioria, pertenciam à Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, empresa detentora da concessão mineira. 

A hegemonia das minas de carvão de São Pedro da Cova termina em meados dos anos 50 do século XX. As medidas tomadas pela Companhia e pelo Estado não resolveram os problemas da empresa, vendo-se comprometida a encerrar portas em Março de 1970, essencialmente em virtude da competitividade de outros combustíveis (fuelóleo e petróleo); necessidade de novos investimentos tecnológicos devido à maior profundidade das camadas de carvão. O encerramento das minas colocou fim aos hábitos e vivências que estavam enraizados na população que se vê agora obrigada a dirigir-se para a cidade do Porto à procura de novo emprego.

Entre 1970/72, a Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, manteve alguns operários para desmantelamento do complexo mineiro - o ferro, aço, chapa e madeira foram retirados e vendidos para gerar dinheiro. Esta acção ajudou ao aceleramento de degradação em que hoje se encontram todos os edifícios do complexo, para além do estado de abandono em que se encontra.
Criado em 1989, numa das antigas Casas da Malta, o Museu mineiro de São Pedro da Cova tem como missão a valorização, divulgação e dinamização do património geológico e mineiro de São Pedro da Cova. Se inicialmente constituiu um polo atrativo à comunidade local e nacional, ao longo do tempo foi diminuindo a sua capacidade de atrair público. Em 2008 é aplicado um plano de dinamização do espaço, que teve início com a catalogação e inventariação dos objetos e a reorganização da exposição permanente, continuando com a realização de vários eventos: exposições temporárias; oficinas; formações; colóquios e palestras; concertos; entre outras.

Uma iniciativa da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), que entre outros objetivos visa a valorização dos recursos locais e o seu posicionamento geográfico, bem como possibilitar a construção de itinerários e de rotas pessoais e fornecer informação “logística” de apoio ao visitante, lançam no ano de 2009 o Roteiro de Minas e Ponto de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, que poderá consultar aqui, ao qual  a Junta de Freguesia se associou como parceira, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

É com esta nova dinâmica, e com a resposta positiva do público, que a Junta de Freguesia avança com um projeto de reestruturação do edifício de forma a adapta-lo às necessidades museológicas. Projecto elaborado pela Liga de Amigos do Museu Mineiro que identificou as necessidades e avançou com uma proposta de reabilitação do edifício e do conteúdo museológico, já colocado em prática. Novos desafios são lançados com a criação do Centro de Documentação e Biblioteca sobre Minas e Geologia.

A casa da malta era um edifício que servia para o alojamento dos mineiros provenientes de outras regiões e lugares distantes de São Pedro da Cova. A chegada de trabalhadores de zonas rurais do Douro, Tâmega, Sousa e outras, colocava problemas de alojamento. Estes foram em parte resolvidos com a construção de casas da malta. Os trabalhadores permaneciam aí durante a semana de trabalho, regressando às aldeias nos dias de descanso.

A única casa da malta ainda existente é o atual museu mineiro, em Vila Verde, da autoria do engenheiro Barreiros Leal, que se encontrava, na época, ao serviço da Companhia. Edificada em 1963/64, apresenta já uma construção moderna, com estrutura em betão. Foi desenhada de modo a adaptar-se à forma do terreno. Revela na sua planta uma simetria quase perfeita, que só na zona dos espaços comuns e no respetivo alçado deixa de existir. A sua forma parece ter sido inspirada no, já então existente, centro de saúde. É um edifício com dois pisos onde a escada se assume como um elemento quase escultórico e o mais importante na organização do espaço. No piso térreo localizavam-se a sala de leitura e de jogos, a arrecadação de bicicletas, lavatórios, sala de refeições, cozinha, quartos de banho, arrecadação de lenhas e dormitório com 24 quartos. O 1º piso tinha capacidade para 28 camas (ou quartos). As condições de alojamento eram reduzidas. Os quartos (pequenas celas) tinham dimensões muito reduzidas, com área suficiente para pouco mais que a respetiva cama. Na sua maioria os quartos possuíam uma janela, acima do campo de visão, talvez por razões de privacidade, embora alguns mineiros afirmassem que era mais uma forma de opressão. “As janelas muito altas, fora do alcance e dispostas numa frequência irritantemente regular, deixam perceber os ambientes opressivos de outros tempos, numa imitação perversa das galerias subterrâneas.”


Edifício
Com o encerramento da Companhia das Minas de Carvão o edifício fica ao abandono até 1987, ano em que é adquirido pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. O edifício encontrava-se em estado de degradação, mas que pelo seu interesse histórico e arquitetónico justificava a recuperação integral e devida reutilização, para não falar da carga emocional que lhe confere valor simbólico que importava não perder com o encerramento da mina e consequente alteração do quadro laboral, social e cultural que caracterizava a freguesia. A proposta de intervenção consagrou o princípio da reutilização do edifício sem alterações significativas da sua identidade, mais adequando as suas funções às disponibilidades existentes que ciando espaços adequados às novas funções. É assim que no programa destacam-se, no piso inferir, a área administrativa, o bar, a área de convívio e gabinete de apoio aos antigos operários mineiros, a biblioteca, e sanitários, estando a maior área destinada ao Museu da mina, e no piso superior área de exposição, uma zona de reuniões, um espaço destinado ao arquivo documental e uma memória do primitivo uso, através da presença física, algo desintegrada com as respetivas enxergas. Ao longo de 20 anos o espaço foi perdendo a dinâmica inicial, tornando-se cada vez mais num “depósito”, apresentando apenas uma coleção visitável, cujo público-alvo passaria a ser somente antigos operários mineiros e seus familiares. Em 2009, novos objetivos são traçados para este espaço e começam a ser disponibilizados vários serviços, entre eles: serviço educativo e documental, bem como a organização exposições temporárias, conferências, formações, e outras. Esta nova dinâmica rapidamente esbarou com várias dificuldades impostas pelo edifício e pelo estado de conservação em que se apresentava, sendo necessário a elaboração e aplicação de um projeto de beneficiação do edifício e reorganização dos espaços tendo em conta as necessidades museológicas. É em 2012 que se dá este passo, com a Liga de Amigos do Museu Mineiro a elaborar um projeto aplicado pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cova que poder ser visitado a partir do dia 25 de Abril de 2012.


Coleção
O acervo do Museu Mineiro de São Pedro da Cova começou a ser reunido nos anos 70, depois do encerramento da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova (CMCSPC) e da ocupação dos antigos escritórios desta, pela população local, durante o Verão Quente de 75, dando origem ao Centro Revolucionário Mineiro, onde nasceu, em 1976, o primeiro Museu.
A principal coleção que o Museu recebeu foi então reunida durante o Processo Revolucionário em Curso (PRC), e é composta por objetos e documentação industrial mineira. Esta foi a recolha que serviu de base à instalação do atual Museu Mineiro numa das antigas Casas da Malta adquirida pela Junta de Freguesia à CMCSPC.
O Museu Mineiro, com a exposição da sua coleção e da investigação que dá origem ao programa anual, onde destacamos as exposições temporárias, proporciona ao seu público o contato com uma história de milhões de anos.
A coleção do Museu Mineiro de São Pedro da Cova reúne hoje fósseis animais e vegetais, utensílios e ferramentas utilizados no desmonte, tratamento e expedição de carvão e documentação empresarial da CMCSPC. Tem vindo a crescer qualitativamente através da aquisição e doação de objetos e a ser enriquecida através de património imaterial, conseguido a partir da recolha de testemunhos orais dos antigos trabalhadores mineiros.

Coleção de Fósseis de Firmino Jesus 
Composta por fósseis de trilobites, amonites, peixes e ouriços de vários pontos do Mundo, como China, EUA, Madagáscar, Marrocos, Bélgica, França e Espanha.
Doada pelo colecionador Firmino dos Santos Jesus, do Lugar do Passal, São Pedro da Cova, apaixonado por trilobites e tem viajado nos últimos 30 anos numa aventura em busca de fósseis. A generosidade que lhe é conhecida entre os amigos mais próximos reflete-se na doação da sua coleção privada ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Esta coleção pode ser visitada, em exposição permanente da secção geológica do Museu, desde 24 de outubro de 2015.


Acervo Documental da Companhia
O Acervo Documental da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova é composto por cerca de 8 000 processos de antigos operários, registos de acidentes de trabalho, doenças profissionais, da Caixa de Previdência do Pessoal, cartões do Sindicato de Mineiros, folhas de salários e pagamentos, registo de sansões disciplinares, mapas de produção, plantas técnicas, topográficas e de exploração, registos de indemnizações e fotografias.


Coleção Industrial

Transitou em 1989 para o atual Museu Mineiro e é composta por utensílios e ferramentas utilizados no desmonte, tratamento e expedição de carvão, maquetes e maquinaria, através dos quais é possível demonstrar e explicar não só a exploração subterrânea de carvão em São Pedro da Cova, mas também os processos de tratamento e expedição.
Esta coleção possui também uma vertente antropológica, retratando a vida das famílias mineiras, com a indumentária e objetos de uso quotidiano.

 Trilobite  ficha1 IMG 3350-600 

Atividades Realizadas
O Museu Mineiro organiza um conjunto de atividades pontuais e permanentes, nas mais diversas áreas:
Atividades Realizadas pelo Museu Mineiro

Exposições Temporárias Realizadas pelo Museu Mineiro

Outras atividades:
Atividades organizadas pela Junta da União das Freguesias 

Atividades realizadas pela Biblioteca de Fânzeres


Marcação de Visitas ao Museu
As visitas guiadas a grupos necessitam de marcação prévia, através do preenchimento de um formulário, que poderá aceder aqui.


Serviço Educativo
O Serviço Eduacativo do Museu Mineiro disponibiliza algum material pedagógico para ser trabalhado em contexto de sala de aula, após a visita ao Museu.
Podem descarregar as fichas de acordo com o ano de ensino e a temática.

Pré Escolar: Exploração Mineira e Trilobite;

1.º Ciclo: 1.º Ano - Exploração Mineira e Trilobite;

2.º Ano - Exploração Mineira e Trilobite;

3.º Ano - Exploração Mineira e Trilobite;

4.º Ano - Exploração Mineira e Trilobite.


Liga dos Amigos do Museu Mineiro
Sob o lema guardar o passado no presente para termos memória no futuro, foi criada a Liga dos Amigos do Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Esta associação de caráter cultural, com intervenção social e política visa a defesa do património histórico que faz parte da história coletiva do povo de São Pedro da Cova.
A nossa Missão:
Contribuir para o alargamento, dinamização e divulgação do espólio material e imaterial da Casa da Malta / Museu Mineiro;
Desenvolver esforços no sentido de melhorar as peças expostas, ou em reserva museológica, do Museu;
Trabalhar pelo alargamento do espaço museológico de São Pedro da Cova, no sentido da criação de um Museu Território;
Lutar pela preservação de todo o Património Mineiro;
Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, de provado interesse da nossa atividade;
Promover trabalho voluntário;
Promover a recuperação e conservação das instalações da Casa da Malta / Museu Mineiro e suas coleções.
A gestão do Museu deverá ser objeto de entendimento entre a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a Direção da Liga de Amigos do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A Liga dos Amigos do Museu Mineiro em parceria com a Junta de Freguesia vai realizar no próximo dia 7 de abril o evento Trilhos do Mineiro, que constará de um Trail e uma caminhada. Os interessados poderão consultar  mais informações em lammspc.org.