DiaDaMulher 2020A Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova, no dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher - 8 de março, não quis deixar de se associar a esta data tão importante na luta pela igualdade, pelo fim da precariedade, pela valorização salarial, lutas tão atuais e que perduram ao longo dos anos. A Junta de Freguesia saúda todas as Mulheres, através de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O mar dos meus olhos

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma

E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes...
e calma

....

O Dia Internacional da Mulher foi antecedido durante muitos anos por diversas lutas de mulheres operárias, contra o elevado número de horas de trabalho, contra os baixos salários, contra as condições muito precárias, pelos direitos civis, pela igualdade.
Em 1910, na Dinamarca, Clara Zetkin, durante umas Conferências, sugeriu que o Dia da Mulher fosse celebrado todos os anos. Mas, só mais tarde, em 1975, é que o dia 8 de março foi instituído pelas Nações Unidas, como Dia Internacional das Mulheres, sendo um dia de protesto, reivindicação e de lutas.

30Anos 30Imagens EscolaA Junta da União de Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova organizou uma exposição de fotografias “30 Anos. 30 Imagens”, para assinalar a passagem dos 30 anos de elevação de Fânzeres e de São Pedro da Cova a Vila. Esta exposição esteve patente nos edifícios das duas Vilas, entre 24 de agosto e 22 de novembro.
Assim, tal como aconteceu com a exposição sobre os 30 anos de São Pedro da Cova, também, a exposição que retrata os 30 anos da Vila de Fânzeres, vai estar patente na Escola Básica de Santa de Bárbara, podendo ser visitada pela sua comunidade escolar até ao dia 29 de fevereiro.
Aproveitamos para agradecer à direção da Escola por ter, também, contribuindo para a divulgação dos vários momentos que marcaram os últimos 30 anos de Fânzeres, mostrando o melhoramento de infraestruturas e da promoção cultural local.

Teatro SPC 2020 mupiO X Festival de Teatro de São Pedro da Cova arrancou no dia 29 de fevereiro com António Calvário e Natalina José, dois grandes nomes nacionais, da música popular e da revista portuguesa. As sessões decorreram aos sábados, nos dias 29 de fevereiro, 7, 14 e 21 de março, pelas 21h30, na Cripta de São Pedro da Cova. As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova ou na Secretaria da Paróquia de São Pedro da Cova.
Conjunto das 4 sessões - 12 atos; "Volt'a a Portugal em Revista", com António Calvário e Natalina José - 6 atos; restantes sessões - 3 atos.

Programa:
29 de fevereiro - "Volt'a a Portugal em Revista", com António Calvário e Natalina José
07 de março - Quarto de Núpcias - Grupo Paroquial de Teatro de São Pedro da Cova
14 de março - Uma Freira dos Diabos - Grupo "Dez de Junho"
21 de março - O Gato - Grupo Cénico Povoense
Venha ao Teatro!

Música Festival5Festival de Música de Fânzeres e de São Pedro da Cova arrancou dia 22 de dezembro, na Igreja Matriz de São Pedro da Cova, com Casa de Esmeriz Ensemble.
O Festival ocorreu entre 22 de dezembro e 19 de janeiro, com 6 espetáculos em vários espaços religiosos da União de Freguesias.
Mais uma vez, tentamos privilegiar a diversidade, com sonoridades diferentes, desde grupos instrumentistas, com formação clássica, ao canto coral, Banda Filarmónica.
No canto coral, marcaram presença os grupos locais, Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, Orfeão de São Pedro da Cova e Madrigal - Grupo Coral de Soutelo. A Iniciar o novo ano, tivemos o já tradicional espetáculo pela Banda Musical de São Pedro da Cova. 
Este Festival conta, desde o início, com o apoio das paróquias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e Câmara Municipal de Gondomar.

Ilustração 2019 2 EntregaExposição de trabalhos - Inauguração
12 de dezembro | 21h30 | ARGO e Biblioteca de Fânzeres,

Para comemorar os 30 anos da elevação de Fânzeres a Vila, a Argo - Associação Artística de Gondomar e a Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova organizaram a segunda edição da Bienal de Arte - Vila de Fânzeres. Esta edição, do Prémio de Caricatura e Desenho de Humor, teve como tema o Povo.
A Exposição esteve patente ao público até ao dia 31 de janeiro.

Natal 2019 SPCA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, promoveu a Festa de Natal na Escola Secundária de São Pedro da Cova, no dia 7 de dezembro, pelas 14h30, destinada a um público sénior, com idade igual ou superior a 60 anos.
As inscrições foram efetuadas até ao dia 4 de dezembro, na secretaria da Junta de Freguesia, mediante a apresentação do Bilhete de Identidade.

Natal 2019 FNZA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, promoveu a Festa de Natal no Salão Paroquial de Fânzeres, no dia 14 de dezembro, pelas 14h30, destinada a um público sénior, com idade igual ou superior a 60 anos.
As inscrições foram efetuadas até ao dia 11 de dezembro, na secretaria da Junta de Freguesia, mediante a apresentação do Bilhete de Identidade.

Natal 2019 DecoraçõesCom o objetivo de assinalar a Quadra Natalícia, envolver a comunidade escolar e divulgar junto da população os trabalhos, a Junta de Freguesia lançou, novamente, a todas as escolas, o desafio que consistiu na decoração do espaço público em Fânzeres e São Pedro da Cova. Este ano, o tema dos trabalhos foi alusivo ao "Conto de Natal", em homenagem ao nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2019).

Natal 2019 EscolasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, levou, novamente, a Festa de Natal às Escolas, destinada às crianças de cada estabelecimento escolar, nos dias 3, 4, 5, 9 e 10 de dezembro, contribuindo desta forma para a alegria dos mais pequenos.

CurtasMetragens 2019 EntregaCerimónia de Entrega de Prémios e Visualização das Curtas Metragens Premiadas
Visualização de "Aotearoa" e "This Is Our Time", de Paulo Ferreira
Momento Musical 
23 de novembro | 21h30
Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
A entrada é livre, está convidado/a
Esta iniciativa teve o apoio de Rui Castro Team - Remax

O Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, a Escola Secundária de São Pedro da Cova e a Escola Profissional de Gondomar em parceria com a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, vão organizar, no próximo dia 15 de novembro, pelas 10h00, um Cordão Humano pelo Ambiente, que visa alertar para a  Remoção Urgente e Total dos Resíduos Perigosos de São Pedro da Cova.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a remoção dos resíduos perigosos era uma prioridade para o Governo, mas a remoção da totalidade dos resíduos continua a ser adiada.

Biblioteca PaulaVilhenaApresentação do Livro de Poesia
DO CAOS ÀS FLORES, de Paula Vilhena
Salão Nobre da Junta de Freguesia em Fânzeres
9 novembro | 21h30
Momento Musical com Declamação por Carlos Revez

Paula Vilhena nasceu no distrito do Porto, em 1968. Foi professora de Francês dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Atualmente, trabalha na área da saúde e desempenha o cargo de vice-presidente do Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, associação cultural, da qual é co-fundadora.
Apesar de ser apaixonada pela música, foi através da escrita que, desde tenra idade, começou a exprimir-se, dando voz aos seus sentimentos.
Utiliza como meio de expressão e divulgação da sua escrita as redes sociais.
Provas desta expressão de estados de alma podem ser encontrdas na sua página "Pedaços de Mim, Música e Poesia".

 

Sophia Mello Breyner AndresenSophia de Mello Breyner Andresen - Comemoração do Centenário (1919-2019)
Escolas da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova
Participação do Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar e Biblioteca de Fânzeres

A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, através dos seus espaços culturais, Biblioteca de Fânzeres e Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar, concebeu um espetáculo de poesia e música, com poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este espetáculo está disponível para levar às escolas da União de Freguesias, de acordo com a disponibilidade dos nossos séniores.

30Anos 30Imagens30 Anos, 30 Imagens
Exposição de Fotografia sobre os 30 anos de elevação de Fânzeres e São Pedro da Cova a Vila.
24 de agosto
16h00 - Junta de Freguesia de Fânzeres
17h30 - Junta de Freguesia de São Pedro da Cova

Este ano comemoram-se os 30 anos da Elevação de Fânzeres e de São Pedro da Cova a Vila. 
Neste sentido, a Junta das Freguesias promove uma exposição de fotografia sobre os últimos 30 anos. A partir das fotografias expostas será possível acompanhar o melhoramento de infraestruturas e da promoção cultural
das duas Vilas.
A exposição inaugura a 24 de agosto, pelas 16h00, na Junta de Freguesia de Fânzeres, e pelas 17h30, na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. 
A mesma estará patente até dia 30 de setembro. Visite-a.
Junte-se a esta iniciativa, reaviva e partilhe memórias.

Teatro FNZ2019O Festival de Teatro de Fânzeres arranca no dia 12 de outubro, uma vez mais, com grandes nomes do teatro profissional, Luís Aleluia e Vitor Emanuel, protagonistas da peça "Saídos da Casca", no Salão Paroquial de Fânzeres, às 21h30. Continuaremos a privilegiar grupos amadores, Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e o recém criado Grupo de Teatro, Não Cabe Mais Ninguém.
As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Paróquia de Fânzeres ou no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres. Conjunto das 3 sessões: 10 atos; "Saídos da Casca": 6 atos; restantes sessões: 3 atos 
Programa:
12 outubro | 21h30
"Saídos da Casca"
Luís Aleluia e Vitor Emanuel

19 outubro | 21h30
“Uma Noite a Preto e Branco. É só isso!”
Grupo de Teatro Não Cabe Mais Ninguém

27 outubro | 17h00
"Geringonçar a Saúde"
Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres

Teatro FNZ 2019 LuísAleluiaO Festival de Teatro de Fânzeres arranca no dia 12 de outubro, uma vez mais, com grandes nomes do teatro profissional, Luís Aleluia e Vitor Emanuel, protagonistas da peça "Saídos da Casca", no Salão Paroquial de Fânzeres, às 21h30. Continuaremos a privilegiar grupos amadores, Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e o recém criado Grupo de Teatro, Não Cabe Mais Ninguém.
As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Paróquia de Fânzeres ou no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres. Conjunto das 3 sessões: 10 atos; "Saídos da Casca": 6 atos; restantes sessões: 3 atos 

2019 Poesia Entrega28.ª Edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres
"Respirar pássaros como se o sol doesse", de Luís Aguiar
20 de outubro | 17h00 | Casa de Montezelo - Rua dos Vanzeleres (Fânzeres)  
A Cerimónia contará com um momento Musical e declamação por Cidália Santos.
No final será servido um Porto de Honra

DiaDaMúsica 2019A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo do que tem sido organizado em anos anteriores, também assinalou esta data com atuações do Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar.
Fânzeres - Largo Júlio Dinis
10h00 -12h00

São Pedro da Cova - Coreto do Bairro Mineiro
15h30 - 17h30

O Dia Mundial da Música, dia 1 de outubro, foi estabelecido em 1975, no seio da UNESCO, com o objetivo de promover a arte musical, a divulgação da diversidade musical e a aplicação dos ideais e fundamentos da UNESCO.

S pedro cova 1Ser uma Eco-Freguesia não é só dizê-lo, é também praticá-lo! Neste sentido foi levado a cabo um Curso de Compostagem caseira, realizado pela Lipor, no dia 18 de setembro, pelas 18:30h, no edifício da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova.
Esta ação visou dotar os participantes de capacidade de valorização de resíduos, sendo uma atividade levada a cabo em parceria com o Município de Gondomar e com a Lipor.
Seja um "eco-freguês" e participe! 
As inscrições foram efetuadas nas secretarias da Junta de Freguesia, por email (geral@fanzeres-saopedrodacova.pt) ou telefone (224 853 480 / 224 663 990).

Salvador 20199 de agosto
22h00 - Toy - Concerto de Abertura
10 de agosto
21h45 - Duo Musical Rogério e Márcio
11 de agosto
10h00 - Procissão
Banda Musical de São Pedro da Cova
Fanfarra Boinas Verdes de Valongo
11h00 - Missa Solene
21h30 - Noite Fados
Guitarra Portuguesa: Eduardo Jorge
Viola Fado: Manuel Batista
Fadistas: Manuel Parente, Fátima Freitas, Alberto Veloso e Maria Helena
23h45 - Fogo Artifício