Música Festival5Festival de Música de Fânzeres e de São Pedro da Cova arrancou dia 22 de dezembro, na Igreja Matriz de São Pedro da Cova, com Casa de Esmeriz Ensemble.
O Festival ocorreu entre 22 de dezembro e 19 de janeiro, com 6 espetáculos em vários espaços religiosos da União de Freguesias.
Mais uma vez, tentamos privilegiar a diversidade, com sonoridades diferentes, desde grupos instrumentistas, com formação clássica, ao canto coral, Banda Filarmónica.
No canto coral, marcaram presença os grupos locais, Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, Orfeão de São Pedro da Cova e Madrigal - Grupo Coral de Soutelo. A Iniciar o novo ano, tivemos o já tradicional espetáculo pela Banda Musical de São Pedro da Cova. 
Este Festival conta, desde o início, com o apoio das paróquias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e Câmara Municipal de Gondomar.

Ilustração 2019 2 EntregaExposição de trabalhos - Inauguração
12 de dezembro | 21h30 | ARGO e Biblioteca de Fânzeres,

Para comemorar os 30 anos da elevação de Fânzeres a Vila, a Argo - Associação Artística de Gondomar e a Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova organizaram a segunda edição da Bienal de Arte - Vila de Fânzeres. Esta edição, do Prémio de Caricatura e Desenho de Humor, teve como tema o Povo.
A Exposição esteve patente ao público até ao dia 31 de janeiro.

Natal 2019 SPCA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, promoveu a Festa de Natal na Escola Secundária de São Pedro da Cova, no dia 7 de dezembro, pelas 14h30, destinada a um público sénior, com idade igual ou superior a 60 anos.
As inscrições foram efetuadas até ao dia 4 de dezembro, na secretaria da Junta de Freguesia, mediante a apresentação do Bilhete de Identidade.

Natal 2019 FNZA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, promoveu a Festa de Natal no Salão Paroquial de Fânzeres, no dia 14 de dezembro, pelas 14h30, destinada a um público sénior, com idade igual ou superior a 60 anos.
As inscrições foram efetuadas até ao dia 11 de dezembro, na secretaria da Junta de Freguesia, mediante a apresentação do Bilhete de Identidade.

Natal 2019 DecoraçõesCom o objetivo de assinalar a Quadra Natalícia, envolver a comunidade escolar e divulgar junto da população os trabalhos, a Junta de Freguesia lançou, novamente, a todas as escolas, o desafio que consistiu na decoração do espaço público em Fânzeres e São Pedro da Cova. Este ano, o tema dos trabalhos foi alusivo ao "Conto de Natal", em homenagem ao nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2019).

Natal 2019 EscolasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, levou, novamente, a Festa de Natal às Escolas, destinada às crianças de cada estabelecimento escolar, nos dias 3, 4, 5, 9 e 10 de dezembro, contribuindo desta forma para a alegria dos mais pequenos.

CurtasMetragens 2019 EntregaCerimónia de Entrega de Prémios e Visualização das Curtas Metragens Premiadas
Visualização de "Aotearoa" e "This Is Our Time", de Paulo Ferreira
Momento Musical 
23 de novembro | 21h30
Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
A entrada é livre, está convidado/a
Esta iniciativa teve o apoio de Rui Castro Team - Remax

O Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, a Escola Secundária de São Pedro da Cova e a Escola Profissional de Gondomar em parceria com a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, vão organizar, no próximo dia 15 de novembro, pelas 10h00, um Cordão Humano pelo Ambiente, que visa alertar para a  Remoção Urgente e Total dos Resíduos Perigosos de São Pedro da Cova.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a remoção dos resíduos perigosos era uma prioridade para o Governo, mas a remoção da totalidade dos resíduos continua a ser adiada.

Biblioteca PaulaVilhenaApresentação do Livro de Poesia
DO CAOS ÀS FLORES, de Paula Vilhena
Salão Nobre da Junta de Freguesia em Fânzeres
9 novembro | 21h30
Momento Musical com Declamação por Carlos Revez

Paula Vilhena nasceu no distrito do Porto, em 1968. Foi professora de Francês dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Atualmente, trabalha na área da saúde e desempenha o cargo de vice-presidente do Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, associação cultural, da qual é co-fundadora.
Apesar de ser apaixonada pela música, foi através da escrita que, desde tenra idade, começou a exprimir-se, dando voz aos seus sentimentos.
Utiliza como meio de expressão e divulgação da sua escrita as redes sociais.
Provas desta expressão de estados de alma podem ser encontrdas na sua página "Pedaços de Mim, Música e Poesia".

 

Sophia Mello Breyner AndresenSophia de Mello Breyner Andresen - Comemoração do Centenário (1919-2019)
Escolas da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova
Participação do Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar e Biblioteca de Fânzeres

A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, através dos seus espaços culturais, Biblioteca de Fânzeres e Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar, concebeu um espetáculo de poesia e música, com poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este espetáculo está disponível para levar às escolas da União de Freguesias, de acordo com a disponibilidade dos nossos séniores.

30Anos 30Imagens30 Anos, 30 Imagens
Exposição de Fotografia sobre os 30 anos de elevação de Fânzeres e São Pedro da Cova a Vila.
24 de agosto
16h00 - Junta de Freguesia de Fânzeres
17h30 - Junta de Freguesia de São Pedro da Cova

Este ano comemoram-se os 30 anos da Elevação de Fânzeres e de São Pedro da Cova a Vila. 
Neste sentido, a Junta das Freguesias promove uma exposição de fotografia sobre os últimos 30 anos. A partir das fotografias expostas será possível acompanhar o melhoramento de infraestruturas e da promoção cultural
das duas Vilas.
A exposição inaugura a 24 de agosto, pelas 16h00, na Junta de Freguesia de Fânzeres, e pelas 17h30, na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova. 
A mesma estará patente até dia 30 de setembro. Visite-a.
Junte-se a esta iniciativa, reaviva e partilhe memórias.

Teatro FNZ2019O Festival de Teatro de Fânzeres arranca no dia 12 de outubro, uma vez mais, com grandes nomes do teatro profissional, Luís Aleluia e Vitor Emanuel, protagonistas da peça "Saídos da Casca", no Salão Paroquial de Fânzeres, às 21h30. Continuaremos a privilegiar grupos amadores, Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e o recém criado Grupo de Teatro, Não Cabe Mais Ninguém.
As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Paróquia de Fânzeres ou no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres. Conjunto das 3 sessões: 10 atos; "Saídos da Casca": 6 atos; restantes sessões: 3 atos 
Programa:
12 outubro | 21h30
"Saídos da Casca"
Luís Aleluia e Vitor Emanuel

19 outubro | 21h30
“Uma Noite a Preto e Branco. É só isso!”
Grupo de Teatro Não Cabe Mais Ninguém

27 outubro | 17h00
"Geringonçar a Saúde"
Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres

Teatro FNZ 2019 LuísAleluiaO Festival de Teatro de Fânzeres arranca no dia 12 de outubro, uma vez mais, com grandes nomes do teatro profissional, Luís Aleluia e Vitor Emanuel, protagonistas da peça "Saídos da Casca", no Salão Paroquial de Fânzeres, às 21h30. Continuaremos a privilegiar grupos amadores, Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e o recém criado Grupo de Teatro, Não Cabe Mais Ninguém.
As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Paróquia de Fânzeres ou no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres. Conjunto das 3 sessões: 10 atos; "Saídos da Casca": 6 atos; restantes sessões: 3 atos 

2019 Poesia Entrega28.ª Edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres
"Respirar pássaros como se o sol doesse", de Luís Aguiar
20 de outubro | 17h00 | Casa de Montezelo - Rua dos Vanzeleres (Fânzeres)  
A Cerimónia contará com um momento Musical e declamação por Cidália Santos.
No final será servido um Porto de Honra

DiaDaMúsica 2019A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo do que tem sido organizado em anos anteriores, também assinalou esta data com atuações do Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar.
Fânzeres - Largo Júlio Dinis
10h00 -12h00

São Pedro da Cova - Coreto do Bairro Mineiro
15h30 - 17h30

O Dia Mundial da Música, dia 1 de outubro, foi estabelecido em 1975, no seio da UNESCO, com o objetivo de promover a arte musical, a divulgação da diversidade musical e a aplicação dos ideais e fundamentos da UNESCO.

S pedro cova 1Ser uma Eco-Freguesia não é só dizê-lo, é também praticá-lo! Neste sentido foi levado a cabo um Curso de Compostagem caseira, realizado pela Lipor, no dia 18 de setembro, pelas 18:30h, no edifício da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova.
Esta ação visou dotar os participantes de capacidade de valorização de resíduos, sendo uma atividade levada a cabo em parceria com o Município de Gondomar e com a Lipor.
Seja um "eco-freguês" e participe! 
As inscrições foram efetuadas nas secretarias da Junta de Freguesia, por email (geral@fanzeres-saopedrodacova.pt) ou telefone (224 853 480 / 224 663 990).

Salvador 20199 de agosto
22h00 - Toy - Concerto de Abertura
10 de agosto
21h45 - Duo Musical Rogério e Márcio
11 de agosto
10h00 - Procissão
Banda Musical de São Pedro da Cova
Fanfarra Boinas Verdes de Valongo
11h00 - Missa Solene
21h30 - Noite Fados
Guitarra Portuguesa: Eduardo Jorge
Viola Fado: Manuel Batista
Fadistas: Manuel Parente, Fátima Freitas, Alberto Veloso e Maria Helena
23h45 - Fogo Artifício

 

Salvador 2019 ToyToy abre as Festas ao Divino Salvador - Fânzeres
9 de agosto | 22h00

Praia 2019Praia Senhor da Pedra
29 de julho a 2 de agosto
5 a 9 de agosto
Se tem ou completa 60 anos até ao final de dezembro, dirija-se, a partir do dia 1 de julho, às secretarias da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, com o seu Bilhete de Identidade. Cada pessoa apenas pode frequentar uma semana e efetuar unicamente duas inscrições.

SãoTiago 201926 de julho
21h30 - Encontro de Danças

27 de julho
21h45 - Duo OSIV Band

28 de julho 
9h00 - Banda da Associação Recreativa Eixense
10h15 - Procissão
Fanfarra dos Escuteiros de Fânzeres
11h00 - Missa
21h45 - Jorge Lomba
23h45 - Fogo de Artíficio