workshop abelha uvA importância da Abelha no Planeta - Ação de sensibilização
17 de novembro | 21h30 | Junta de Freguesia em Fânzeres

MuseuMineiro curso WNo próximo dia 23 de novembro, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e o Centro de Formação Júlio Resende, promove a ação de formação para professores «Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal, das 17h30 às 20h30.
Informações gerais:
23 de novembro de 2022
Centro de Formação Júlio Resende
Horas: 3 horas (Ação de Curta Duração - ACD)
Local: Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova | Rua Rio Ferreira 209, 4510-314 São Pedro da Cova
Destinatários: Professores de todos os grupos de recrutamento

Breve descrição: O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal (Roteiro das Minas) inclui uma rede de parceiros, por todo o país, que se dedicam à proteção, valorização e divulgação do património geológico e mineiro de Portugal. As suas atividades enquadram-se em diferentes áreas de intervenção públicas, com destaque para a conservação dos valores naturais (geodiversidade e biodiversidade), a sua promoção e valorização; o património histórico-cultural associado a minas abandonadas, coleções geológicas, memória coletiva, património móvel; a potenciação de ativos diferenciadores que enriquecem e/ou acrescentam valor à oferta dos territórios e a promoção da educação/formação (formal, não formal, informal). Destacamos os Serviços Educativos do Roteiro das Minas, compilados em formato Guia (disponível em http://www.roteirodeminas.pt/), que apresenta um conjunto de recursos/atividades pedagógicas presenciais e não presenciais que assumem particular relevância na disseminação do conhecimento e da literacia científica e que poderão contribuir para a conceção de novos planos de aula e atividades, recorrendo a abordagens atraentes, inovadoras e práticas na exploração de temáticas.

PROGAMA
17h30 – Abertura dos trabalhos
Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova | *Ana Luísa Xavier  (Diretora)
Centro de Formação Júlio Resende | Graça Pires (Diretora)
EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. | Gonçalo Rocha (Presidente)
Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova | Sofia Martins (Presidente)
Câmara Municipal de Gondomar | Luis Filipe Araújo (Vereador da Educação)

18h00 – Comunicações
Serviços Educativos em contexto Museológico | Ana Rita Sousa
Guia dos Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro em Portugal | Micaela Santos
“O Guia”: a perspetiva de um professor | Clarinda Santos
A Escola nas minas de ouro de Tresminas e Jales (Vila Pouca de Aguiar) | Patrícia Machado

20h00 – Debate

20h30 Encerramento    

Inscrições: Para se inscrever nesta ação de formação, deverá clicar aqui. Selecionar a ação 439/T1.22 SERVIÇOS EDUCATIVOS EM PONTOS DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO EM PORTUGAL. Terá de criar registo ou aceder através de registo já efetuado anteriormente. Em caso de dúvida ou algum constrangimento na inscrição contactar museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt. Caso não seja professor e tenha igualmente interesse em participar, por favor contacte através do email indicado.

Poesia 2022 pemioentrega WCerimónia de Lançamento da obra “Em Nome da Luz”, de João Ricardo Lopes
11 de novembro, pelas 21h30, na Casa de Montezelo, em Fânzeres.
A apresentação será precedida de um momento musical pelo ensemble do projeto Crescendo.pt.

Poesia 2022 premios W 2João Ricardo Lopes vence a 31ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres!
O Executivo da Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova tem o grato prazer de comunicar que João Ricardo Lopes é o vencedor da 31ª Edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com a obra Em Nome da Luz, a quem deixamos os nossos sinceros parabéns, tal proeza já tinha sido alcançado em 2001.
Aproveitamos para agradecer a todos os concorrentes, sem os quais este Prémio não teria atingido o êxito pretendido. Agradecemos, ainda, ao Júri deste Prémio a inestimável responsabilidade na seleção desta obra.

Curtas 2022 Entrega WCerimónia de Entrega Prémios e Visualização das Curtas Premiadas do 7.º Concurso de Curtas Metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova 
29 de outubro | 21h30 | Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova

Animal 2018A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova apela à sensibilização da sua população para que encontre soluções, não abandonando neste período de férias, os seus animais de estimação. Todos os anos são abandonados em Portugal, por altura do Verão, milhares de animais, sendo que na sua maioria são cães. Não faça parte deste número e encontre alternativas para deixar o seu animal, com bem estar e em segurança. Abandonar o seu animal é crime.
Não deixe para trás quem sempre o amou e cuidou de si....este Verão não abandone o seu animal de estimação.

costuraNovo Clube de Costura Criativa iniciou-se no início de setembro na Junta de Freguesia em Fânzeres, para senhoras com mais de 50 anos, fora da vida ativa.
O projeto “From Granny to Trendy”, projeto de inclusão social promovido em parceria com a Associação 1000 Rostos, detentora da marca Vintage For a Cause, continuará a sua itinerância pelas freguesias do concelho, sendo acolhido desta vez pela Junta de Freguesia em Fânzeres, onde decorrerá às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h00, durante 12 sessões.
Assim, caso esteja ainda interessada poderá inscrever-se e aparecer no próximo dia 7 de setembro.
O Vintage For A Cause (VFC) é uma marca de roupa que reutiliza desperdício têxtil e promove a inclusão social, através de clubes de costura, para mulheres com mais de 50 anos, sem ocupação profissional. O principal objetivo é ocupar pessoas, com recurso à transformação e reutilização de roupa e materiais, com dois fins:
(1) criação de rede de suporte social através do contacto e convívio entre as participantes;
(2) facilitar um modelo de aprendizagem ao longo da vida e de educação não formal através da partilha de conhecimentos de costura técnicas de reciclagem criativa.

Cartaz de Apresentação PRINT minA Rota da Zorra está a chegar!

A 9 de outubro, realiza-se a 4ª edição da Rota da Zorra, organizada pela Liga de Amigos do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, com o apoio do Grupo Dar ao Ped@l e BTT-Madafoca.
Um evento composto por uma caminhada de 8 km e um percurso BTT de 28 km, com trilhos feitos de raiz, por isso vai encontrar novíssimos single tracks, desafiantes, divertidos, com descidas atrevidas e a dureza das Serras do Porto!
Inscrições em http://www.lammspc.org  ou no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

Tapetes 2022 W 1A Junta de Freguesia em colaboração com a Paróquia de Fânzeres vai realizar as tradicionais festas em Honra de Santa Bárbara, S. Tiago e Divino Salvador.
Um dos momentos mais marcantes destas festividades é a elaboração dos tradicionais tapetes, que com o seu colorido e motivos originais transformam e embelezam as nossas artérias.
Neste sentido, temos o grato prazer de o/a convidar a participar na elaboração dos tapetes aquando das Festas de Fânzeres, com o ponto de encontro junto ao edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres, nos seguintes dias e horários:
Santa Bárbara – 2 julho a partir das 23h00
S. Tiago – 23 de julho, a partir das 23h00
Divino Salvador – 6 de agosto, a partir das 23h00

CARTAZ FINAL DIVINO 15 de agosto (sexta-feira)
21h30 - Festival de Tunas
Gestrintuna
Tuna de Oliveira do Douro
Estudantina de Braga

6 de agosto (sábado)
21h00 – Arraial
Conjunto Baila Som

7 de agosto (domingo)
10h00 – Procissão com acompanhamento da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto
Fanfarra Boinas Verdes de Valongo
11h00 – Missa Solene
21h30 – Arraial Conjunto Arco do Bojo
00h00 – Fogo de Artifício

Serviço de "Comes e Bebes" a partir das 14h00

Zumba com a Prof.ª Leila Nogueira
junto ao Pingo Doce - Rua Zumba SPC WEngº Farinas Almeida - São Pedro da Cova
23 e 30 de julho e 6 de agosto (sábados) | 9h30

O que fazes aos sábados de manhã? Vem praticar Zumba, com a Prof.ª Leila Nogueira, junto ao Pingo Doce - Rua Engº Farinas Almeida - São Pedro da Cova.
União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova É Saúde É Desporto!

Praia 2022 WuvColónia Balnear
Praia Senhor da Pedra
18 a 22 de julho e 25 a 29 de julho

Se tem 60 anos ou mais, dirija-se a partir do dia 6 de junho às secretarias da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, com o seu Bilhete de Identidade. Cada pessoa apenas poderá frequentar uma semana e efetuar unicamente duas inscrições, a do próprio e/ou coabitante.

PraiaMonitores 2022 WA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova vai promover, entre os dias 18 e 29 de julho, a Colónia Balnear dirigida a todos os residentes, com idade igual ou superior a 60 anos.
Neste sentido, para acompanhar a Colónia vamos admitir para este período, jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.
Caso estejas interessado em dinamizar atividades e apoiar a colónia, envia-nos a tua candidatura para: geral@fanzeres-saopedrodacova.pt, acompanhada do teu curriculo.

Auxiliadora 2022 W 12 de julho
21h00 - Procissão das Velas
21h30 - Bruno Leite & Companhia
00h00 - Fogo de artificio

3 de julho
10h00 - Procissão
Banda Filarmónica Verdi Cambrense
Fanfarra do Agrupamento 328, Escuteiros Fânzeres
11h00 - Missa Solene
Tiago 2022 W 320 de julho
19h00 - Tasquinhas *
21h30 - ToaAtocar - AACE

21 de julho
19h00 - Tasquinhas *
21h30 - Encontro de Dança

22 de julho
21h30 - Espetáculo José Malhoa

23 de julho
19h00 - Abertura da Feira de Artesanato/Tasquinhas**
21h30 - Fado Nostrum, com Matilde Monteiro
00h00 - Fogo de Artifício

FGTTflyerGondomar 1.pdf 1Novo Clube de Costura Criativa inicia-se hoje na Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova para senhoras com mais de 50 anos, fora da vida ativa.
O projeto “From Granny to Trendy”, projeto de inclusão social promovido em parceria com a Associação 1000 Rostos, detentora da marca Vintage For a Cause, continuará a sua itinerância pelas freguesias do concelho, sendo acolhido desta vez pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, onde decorrerá às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h00, durante 12 sessões, com término a 5 agosto.
Assim, caso esteja ainda interessada poderá inscrever-se e aparecer na próxima 6ª feira.
O Vintage For A Cause (VFC) é uma marca de roupa que reutiliza desperdício têxtil e promove a inclusão social, através de clubes de costura, para mulheres com mais de 50 anos, sem ocupação profissional. O principal objetivo é ocupar pessoas, com recurso à transformação e reutilização de roupa e materiais, com dois fins:
(1) criação de rede de suporte social através do contacto e convívio entre as participantes;
(2) facilitar um modelo de aprendizagem ao longo da vida e de educação não formal através da partilha de conhecimentos de costura técnicas de reciclagem criativa.

 

Zumba WZumba com a Prof.ª Leila Nogueira
Largo Júlio Dinis - Fânzeres
18 e 25 de junho e 9 e 16 de julho (sábados) | 9h30

O que fazes aos sábados de manhã? Vem praticar Zumba, com a Prof.ª Leila Nogueira, no Largo Júlio Dinis em Fânzeres.

União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova É Saúde É Desporto!

Quadras 2022 Entrega WQuadras Populares ao São Pedro 
Entrega de Prémios
2 de julho | 15h00

Curtas 2022 WA Junta das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova lançou hoje, dia 10 de fevereiro, o 7.º Concurso de Curtas Metragens.
Pretende-se com o concurso de Curtas-Metragens promover a criatividade e gosto pela criação audiovisual, tanto a nível individual como coletivo, através da participação das escolas e/ou movimento associativo, encorajando à produção de videos. 
Pretendemos com esta edição atingir o público local, mas também granjear amantes da 7ª arte a nível nacional e internacional.
Neste concurso podem participar cidadãos nacionais ou estrangeiros, de forma individual ou em grupo, profissionais ou amadores. Queremos incentivar a participação das escolas e coletividades da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Poesia 2022 WPrémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, instituído pela Junta de Freguesia, para assinalar o 1.º aniversário da elevação de Fânzeres a Vila em 1990.
Hoje, dia 14 de março, foi lançado no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Fânzeres a edição de 2022, que contou com as presenças do Vice-Presidente da Camara Municipal de Gondomar e Vereador do pelouro da Cultura e da Educação, Dr. Luís Filipe Araújo, do representante do nosso parceiro “ Editora Elefante”, Dr. Nunes Carneiro e da nossa Presidente da União de Freguesias, Dr.ª Sofia Martins.
Este prémio conta este ano com a sua 31 edição. Consulte aqui o Regulamento.