30 anos de poesia30 Anos de Poesia da Vila de Fânzeres 1990-2020
Antologia do Prémio Nacional de Poesia 

30 anos de poesia na Vila de Fânzeres. Uma importante data para ser comemorada.
No próximo dia 27 de fevereiro, pelas 11h00, a partir da Biblioteca de Fânzeres será transmitida online a apresentação pública da Antologia do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com a presença do editor Nunes Carneiro, da elefante editores.
Ao longo destas três décadas, vários foram os autores, poetas jovens, conhecidos, menos conhecidos, que ousaram concorrer e partilhar, com os apaixonados por este género literário, as suas palavras escritas.

Para assinalar esta data, a Junta de Freguesia, com o apoio da elefante editores, lançou a Antologia do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres 1990-2020, com prefácio, seleção dos poemas e ilustração da capa de Nunes Carneiro e design da coleção de Pedro Botelho e Rubina Afonseca, design e paginação de Sílvia Pinto.
Segundo o editor, Nunes Carneiro, a seleção não foi fácil, foram preteridos muitos poemas, pois o objetivo era publicar apenas um por cada ano.
A Junta de Freguesia desde sempre elegeu a cultura como um dos seus pilares, assumindo este Prémio grande relevância, quer no plano local, quer no plano nacional, sendo, porventura, um dos que que já alcançou maior longevidade.
Pela nossa parte cabe-nos agradecer a todos os concorrentes premiados ou não, pois sem os quais tal sucesso não seria possível.
Viva o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres!
Viva a Poesia! Vivam os Poetas!
Queremos, ainda, deixar registado todos os premiados que ao longo destes 30 anos participaram no Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres:
Alberto Marques, Alexandre Perafita, António Augusto Menano, Boaventura de Sousa Santos, Estrela Babau, Fernando Hilário, Fernando Macias, Graça Pires, Hugo Santos, João Ricardo Lopes, Joaquim Manuel Pinto Serra, José Alberto Mar, José Carlos Barros, José Fernandes de Matos, José Manuel Teixeira, José Ricardo Nunes, Leandro Carvalho dos Santos, Lígia Silva, Luís Aguiar, Luís Bento, Maria Graciete Besse, Marta Druta, Maximina M. Girão Ribeiro, Paulo Assim, Rui Manuel Amaral.