processed 001Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, decorreram, em Rio Maior, as II Jornadas Internacionais “Memórias do Carvão", com o tema: Memória, Património e Descarbonização, das quais a Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova é parceira, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Do programa, constaram comunicações de realidades mineiras nacionais, mas também de Espanha, Inglaterra, Brasil e Moçambique.
A história da exploração mineira de carvão de São Pedro da Cova continua a despertar o interesse da comunidade científica, sendo abordada em vários momentos destas Jornadas. Podemos destacar as intervenções: "A Recuperação do Cavalete de São Vicente", pela Dra. Inês Lino, da Câmara Municipal de Gondomar; “Preservar a memória de forma atrativa”, pela Dra. Micaela Santos, do Museu Mineiro de São Pedro da Cova e  "As Zorras". O veículo transformado em objetos museológicos, que une o Museu Mineiro de São Pedro da Cova ao Museu do Carro Elétrico, pela Dra. Maria da Luz Sampaio, de Centre for Functional Ecology/Faculdade Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.