Hoje, 25 de março, assinalam-se os 51 anos sobre o despedimento coletivo dos trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova.
Desde 2015 que, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, reunimos antigos trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, proporcionando-lhes momentos de convívio, bem como partilha de histórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova. 
Não sendo possível, este ano, a realização desta atividade nos moldes anteriores, decidimos avançar com uma iniciativa online, com o objetivo de despertar e reavivar memórias dos cerca de 170 anos de exploração mineira. Assim, convidamos-vos a assistir ao vídeo com cerca de 9 minutos, que será aberto com uma mensagem do Presidente da Junta, Pedro Miguel Vieira, seguido de um momento musical, declamação de poesia, enriquecido com quatro testemunhos de antigos trabalhadores mineiros, recolhidos nos anos de 2009 e 2010, esperando que o mesmo vos possa causar diferentes sentimentos.
Queremos, ainda, deixar um agradecimento a todos os que colaboraram na realização do vídeo.