ABAE VerticalA Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova foi pela 3ª vez consecutiva galardoada como Eco-Freguesia XXI pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Este galardão bienal visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas Freguesias em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas vertentes ambiental, económica e sociocultural.

O projeto assenta no pressuposto de que as freguesias e outras instituições de proximidade desempenham um papel crescente na concretização de grandes desígnios globais, como os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, Agenda 2030), trazendo-os para o quotidiano das pessoas e das organizações.
Entre outros, os objetivos do Programa Eco-Freguesias XXI para 2020/2021 passam por motivar os atores locais e em especial os dirigentes das Juntas de Freguesias para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento sustentável à escala local, envolver as freguesias no apoio à implementação de programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, valorizar e incentivar os processos de cidadania participativa e contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.
No ano de 2020/21 foi definido o lema “Pensar global para agir local” e foram apresentadas 111 candidaturas provenientes de 46 municípios de todas as regiões do país.
A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova foi galardoada com o grau Prata no escalão V (>20000 eleitores). Este prémio é simultaneamente um reconhecimento e uma responsabilidade, simbolizando o compromisso em continuar a trabalhar por um território e uma comunidade mais sustentáveis.
Um agradecimento especial às associações, coletividades, comunidade escolar e demais entidades, assim como aos funcionários da autarquia que com o seu esforço e trabalho foram uma parte importante na conquista desta classificação.