João Pedro MéssederJosé António Gomes, que usa o nome literário João Pedro Mésseder, é o vencedor da 30ª Edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com a obra "Estação dos líquidos", com o pseudónimo de Manuel Figueira.
Reuniu dia 27 de julho, no edifício sede da Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova, o júri do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, constituído por Prof. Doutora Ana Cristina Vasconcelos Pereira Macedo, Dr. José Nunes Carneiro e Dr. Paulo Moreira Lopes, que decidiu, por unanimidade, premiar a obra "Estação dos líquidos", de João Pedro Mésseder (José António Gomes), com o pseudónimo de Manuel Figueira, a quem esta Junta de Freguesia endereça os sinceros parabéns.
Mais uma vez a Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova sente-se orgulhosa pela forte participação na 30ª Edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, prémio icónico desta Vila e um dos mais antigos do país, que continua a atrair escritores de todos os pontos do nosso território.
Foram apresentadas 68 obras, sendo o premiado o escritor sobejamente conhecido do público em geral – João Pedro Mésseder.

João Pedro Mésseder (Porto, 1957-) – nome literário de José António Gomes – é professor do ensino superior e investigador na área da literatura. Publicou volumes de poesia e numerosas obras para a infância, tendo sido distinguido com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia em 2000; com o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014; e com o Prémio Autores 2017 da SPA (para o melhor Livro de Literatura para a Infância de 2016). Com títulos traduzidos para castelhano e galego, está representado em diversas antologias.