luís aguiarLuís Aguiar venceu a 3.ª Bienal de Arte da Vila de Fânzeres - Fotografia – Património, com a fotografia “Comboio”, de 2021.
Reuniu dia 27 de julho, no edifício sede da Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova, pelas, 17h00, o júri da 3.ª Bienal de Arte da Vila de Fânzeres - Fotografia – Património, constituído por Albertino Valadares, Presidente da Associação Artística de Gondomar, Eugénio Henrique, Presidente da Fundação Júlio Resende, pintor professor de artes visuais, Joaquim Manuel Monteiro Santos, Patrocinador, Manuel Araújo, Formado em Design de Comunicação pelas Belas Artes do Porto, com especialização em fotografia, Professor de Fotografia na Escola Artística Árvore, Rui Campos, Licenciado em Gestão de Património, que deliberou, por unanimidade, atribuir o 1.º prémio ao concorrente Luís Aguiar, residente na cidade de Águeda. Atendendo à qualidade dos trabalhos apresentados o júri decidiu, ainda, atribuir duas menções honrosas aos trabalhos “Ampla Visão”, de Ary Attab Filho, do Brasil e “Franqueira”, de Carlos Elísio, de Braga.
Esta Bienal teve a participação de concorrentes nacionais e internacionais, que nos apresentaram cerca de uma centena de trabalhos.
A Junta de Freguesia felicita todos os concorrentes, em particular os premiados, que mais uma vez mostraram através da arte de fotografar, o seu olhar sobre o Património.
Agradecemos ainda toda a colaboração do júri, que uma vez mais teve a tarefa difícil de selecionar os melhores trabalhos. Agradecemos à Globaltrade, patrocinador deste Concurso, que mais uma vez colaborou com esta Junta de Freguesia, levando mais longe o nome desta Vila.
A Junta de Freguesia anunciará em data oportuna a exposição dos trabalhos selecionados pelo júri.

Luís Aguiar nasceu em Oliveira de Azeméis a 14 de abril de 1979, reside há vários anos na cidade de Águeda.
Obteve o grau de Mestre em Línguas e Relações Empresariais, pela Universidade de Aveiro, com uma dissertação sobre a crescente presença da China em Portugal, onde evidencia o substancial aumento de investidores chineses em diferentes segmentos e setores de mercado em Portugal. É gestor de operações na empresa Onlifarma, Unip. Lda, empresa líder de mercado que se dedica à venda online de produtos de dermocosmética e perfumaria.
Estudou, também, música clássica no Conservatório de Música Clássica Calouste Gulbenkian de Aveiro e guitarra portuguesa na Escola de Fado de Coimbra. É praticante de Karaté Shotokan, no Núcleo de Karaté de Sangalhos. Foi colaborador assíduo do Diário de Notícias (DN Jovem), entre 2001 e 2007. Tem dezenas de poemas dispersos por jornais, revistas e antologias literárias. Publicou 10 livros de poesia e foi galardoado em dezenas de prémios literários.