No passado dia 16 de dezembro, pelas 16h00, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, inaugurou a exposição “Santa Bárbara Padroeira de Mineiros e de Outras Artes. Que se lembram dela mesmo quando não troveja”.
Sendo responsabilidade do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, e por consequência da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, manter e reforçar a identidade mineira da Vila de São Pedro da Cova, é a partir de um esforço coletivo, que apresentamos esta exposição, composta por diferentes objetos de escultura, pintura e utensílios religiosos, que fazem parte da coleção Mello Mendes.
A antecipar a visita inaugural, a Dra. Lídia Ferreira, membro do executivo da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, deu as boas vindas aos presentes e endereçou agradecimentos a quem acreditou e dedicou o seu tempo para que a exposição se concretizasse, nomeadamente, ao engenheiro Alexandre Andrade e Engenheiro Carlos Caxaria, da Tech Salt SA, Minas de Sal Gema de Loulé, local que recomendamos ser visitado, Dr. Bernardo Lemos do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, Dr. Pedro Teotónio Pereira, coordenador do Museu de Santo António de Lisboa e sua equipa, Dra. Leonor Alvim e Dra. Leonor Ribeiro. Os últimos agradecimentos dirigiram-se para os atuais proprietários da coleção Mello Mendes, engenheira Fernanda Leite e Engenheiro Rui Baptista. Após o discurso de abertura, Rui Baptista fez um contexto da exposição e da sua importância para o mundo mineiro, bem como da importância da exploração mineira para o nosso dia a dia. Devolveu os agradecimentos à União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e ao Museu Mineiro pela aposta nesta exposição.
Finalizando os discursos, tomou da palavra a Dra. Claúdia Vieira, Vereadora da Câmara Municipal de Gondomar, que parabenizou todos os envolvidos na conceção da exposição e relembrou o projeto maior a ser aplicado no antigo complexo mineiro.
Os visitantes foram recebidos, em plena exposição, pelo coro Vox Populi, que os agraciou com a música “De Mineiro a Morador”, “Marcha dos Mineiros” e “José Embala o Menino”.
Após este belo momento, iniciamos a visita à exposição, que estará patente até ao dia 18 de maio.
Visitem-na!