CurtasMetragens 2019 EntregaCerimónia de Entrega de Prémios e Visualização das Curtas Metragens Premiadas
Visualização de "Aotearoa" e "This Is Our Time", de Paulo Ferreira
Momento Musical 
23 de novembro | 21h30
Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
A entrada é livre, está convidado/a
Esta iniciativa teve o apoio de Rui Castro Team - Remax

O Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, a Escola Secundária de São Pedro da Cova e a Escola Profissional de Gondomar em parceria com a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, vão organizar, no próximo dia 15 de novembro, pelas 10h00, um Cordão Humano pelo Ambiente, que visa alertar para a  Remoção Urgente e Total dos Resíduos Perigosos de São Pedro da Cova.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a remoção dos resíduos perigosos era uma prioridade para o Governo, mas a remoção da totalidade dos resíduos continua a ser adiada.
A Junta de Freguesia e a população têm travado uma luta incansável, pela remoção da totalidade dos resíduos perigosos, facto que foi determinante para que os mesmos fossem, parcialmente retirados em 2014/2015. Após essa “primeira” fase, um novo estudo quantificou a existência de mais 125 mil toneladas de resíduos perigosos em São Pedro da Cova. Foi feito novo concurso e alocado mais 12 milhões de euros para completar a remoção. O Governo anunciou que em 2018 terminaria a segunda fase de remoção, mas ela nem arrancou.
A Junta de Freguesia, ainda durante este ano, enviou 10.000 postais assinados pela população, ao Primeiro-Ministro.
Há 20 anos que a população de São Pedro da Cova tem de conviver com este crime ambiental, e por essa razão, exige que este problema seja tratado com a máxima urgência. A Junta de Freguesia não aceita que o Governo não tenha declarado superior interesse público, de forma a pôr fim a este grave problema ambiental e de saúde pública que afeta a população de Gondomar, em particular a de  São Pedro da Cova, e que, a não ser resolvido, pode ter consequências para toda uma região.
A Junta de Freguesia tudo fará pela total remoção dos resíduos perigosos de São Pedro da Cova e respetiva requalificação da área afetada. Enquanto este problema ambiental subsistir, não deixaremos de lutar.

 

 

Biblioteca PaulaVilhenaApresentação do Livro de Poesia
DO CAOS ÀS FLORES, de Paula Vilhena
Salão Nobre da Junta de Freguesia em Fânzeres
9 novembro | 21h30
Momento Musical com Declamação por Carlos Revez

Paula Vilhena nasceu no distrito do Porto, em 1968. Foi professora de Francês dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Atualmente, trabalha na área da saúde e desempenha o cargo de vice-presidente do Orfeão Claves de Sol & Fá de Fânzeres, associação cultural, da qual é co-fundadora.
Apesar de ser apaixonada pela música, foi através da escrita que, desde tenra idade, começou a exprimir-se, dando voz aos seus sentimentos.
Utiliza como meio de expressão e divulgação da sua escrita as redes sociais.
Provas desta expressão de estados de alma podem ser encontrdas na sua página "Pedaços de Mim, Música e Poesia".

 

Sophia Mello Breyner AndresenSophia de Mello Breyner Andresen - Comemoração do Centenário (1919-2019)
Escolas da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova
Participação do Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar e Biblioteca de Fânzeres

A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, através dos seus espaços culturais, Biblioteca de Fânzeres e Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar, concebeu um espetáculo de poesia e música, com poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este espetáculo está disponível para levar às escolas da União de Freguesias, de acordo com a disponibilidade dos nossos séniores.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de novembro de 1919 e morreu a 2 de Julho de 2004. Deixou-nos um enorme legado literário, contos infantis, teatro, ensaio, poesia. Muitas das suas obras fazem parte do Plano Nacional de Leitura, como a “A Noite de Natal”, “O rapaz de bronze”, “A fada Oriana”, “A árvore”. Recebeu diversos prémios e galardões. Foi a primeira mulher portuguesa a receber, em 1999, o galardão Prémio Camões.
A sua obra e os diversos prémios recebidos, ao longo da sua carreira, são evidência clara da sua grandeza como uma das maiores poetisas do século XX.
Os seus poemas estão, em permanência, expostos no Oceanário de Lisboa, sendo, também, desta forma reconhecido e valorizado a sua obra.
Participou ativamente em oposição ao Estado Novo. Após a Revolução de Abril, foi candidata à Assembleia Constituinte, em 1975.
E, em jeito de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, deixamos um dos seus poemas:

LIBERDADE [2]
Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.
             "No mar novo", 1958

»»»»»»
O Espetáculo Sophia de Mello Breyner Andresen esteve nas seguintes escolas:
Escola Profissional de Gondomar - 22 de novembro de 2019
EB 2,3 de Fânzeres - 13 de novembro de 2019
Escola Secundária de São Pedro da Cova - 6 de novembro de 2019

Teatro FNZ2019O Festival de Teatro de Fânzeres arranca no dia 12 de outubro, uma vez mais, com grandes nomes do teatro profissional, Luís Aleluia e Vitor Emanuel, protagonistas da peça "Saídos da Casca", no Salão Paroquial de Fânzeres, às 21h30. Continuaremos a privilegiar grupos amadores, Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e o recém criado Grupo de Teatro, Não Cabe Mais Ninguém.
As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Paróquia de Fânzeres ou no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres. Conjunto das 3 sessões: 10 atos; "Saídos da Casca": 6 atos; restantes sessões: 3 atos 
Programa:
12 outubro | 21h30
"Saídos da Casca"
Luís Aleluia e Vitor Emanuel

19 outubro | 21h30
“Uma Noite a Preto e Branco. É só isso!”
Grupo de Teatro Não Cabe Mais Ninguém

27 outubro | 17h00
"Geringonçar a Saúde"
Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres

Teatro FNZ 2019 LuísAleluiaO Festival de Teatro de Fânzeres arranca no dia 12 de outubro, uma vez mais, com grandes nomes do teatro profissional, Luís Aleluia e Vitor Emanuel, protagonistas da peça "Saídos da Casca", no Salão Paroquial de Fânzeres, às 21h30. Continuaremos a privilegiar grupos amadores, Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres e o recém criado Grupo de Teatro, Não Cabe Mais Ninguém.
As entradas podem ser levantadas nas secretarias da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Paróquia de Fânzeres ou no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres. Conjunto das 3 sessões: 10 atos; "Saídos da Casca": 6 atos; restantes sessões: 3 atos 
Programa:
12 outubro | 21h30
"Saídos da Casca"
Luís Aleluia e Vitor Emanuel

19 outubro | 21h30
“Uma Noite a Preto e Branco. É só isso!”
Grupo de Teatro Não Cabe Mais Ninguém

27 outubro | 17h00
"Geringonçar a Saúde"
Grupo de Teatro O Republicano do Centro Republicano e Democrático de Fânzeres

2019 Poesia Entrega28.ª Edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres
"Respirar pássaros como se o sol doesse", de Luís Aguiar
20 de outubro | 17h00 | Casa de Montezelo - Rua dos Vanzeleres (Fânzeres)  
A Cerimónia contará com um momento Musical e declamação por Cidália Santos.
No final será servido um Porto de Honra

DiaDaMúsica 2019A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo do que tem sido organizado em anos anteriores, também assinalou esta data com atuações do Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar.
Fânzeres - Largo Júlio Dinis
10h00 -12h00

São Pedro da Cova - Coreto do Bairro Mineiro
15h30 - 17h30

O Dia Mundial da Música, dia 1 de outubro, foi estabelecido em 1975, no seio da UNESCO, com o objetivo de promover a arte musical, a divulgação da diversidade musical e a aplicação dos ideais e fundamentos da UNESCO.

S pedro cova 1Ser uma Eco-Freguesia não é só dizê-lo, é também praticá-lo! Neste sentido foi levado a cabo um Curso de Compostagem caseira, realizado pela Lipor, no dia 18 de setembro, pelas 18:30h, no edifício da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova.
Esta ação visou dotar os participantes de capacidade de valorização de resíduos, sendo uma atividade levada a cabo em parceria com o Município de Gondomar e com a Lipor.
Seja um "eco-freguês" e participe! 
As inscrições foram efetuadas nas secretarias da Junta de Freguesia, por email (geral@fanzeres-saopedrodacova.pt) ou telefone (224 853 480 / 224 663 990).

Salvador 20199 de agosto
22h00 - Toy - Concerto de Abertura
10 de agosto
21h45 - Duo Musical Rogério e Márcio
11 de agosto
10h00 - Procissão
Banda Musical de São Pedro da Cova
Fanfarra Boinas Verdes de Valongo
11h00 - Missa Solene
21h30 - Noite Fados
Guitarra Portuguesa: Eduardo Jorge
Viola Fado: Manuel Batista
Fadistas: Manuel Parente, Fátima Freitas, Alberto Veloso e Maria Helena
23h45 - Fogo Artifício

 

Salvador 2019 ToyToy abre as Festas ao Divino Salvador - Fânzeres
9 de agosto | 22h00

Praia 2019Praia Senhor da Pedra
29 de julho a 2 de agosto
5 a 9 de agosto
Se tem ou completa 60 anos até ao final de dezembro, dirija-se, a partir do dia 1 de julho, às secretarias da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, com o seu Bilhete de Identidade. Cada pessoa apenas pode frequentar uma semana e efetuar unicamente duas inscrições.

SãoTiago 201926 de julho
21h30 - Encontro de Danças

27 de julho
21h45 - Duo OSIV Band

28 de julho 
9h00 - Banda da Associação Recreativa Eixense
10h15 - Procissão
Fanfarra dos Escuteiros de Fânzeres
11h00 - Missa
21h45 - Jorge Lomba
23h45 - Fogo de Artíficio

Jf fanzeresSer uma Eco-Freguesia não é só dizê-lo, é também pratica-lo! Neste sentido foi levado a cabo um Curso de Compostagem caseira, realizado pela Lipor, no dia 18 de julho, pelas 18:30h, no edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres.
Esta ação visou dotar os participantes de capacidade de valorização de resíduos, sendo uma atividade levada a cabo em parceria com o Município de Gondomar e com a Lipor.
Seja um "eco-freguês" e participe!
As inscrições foram efetuadas nas secretarias da Junta de Freguesia, por email (geral@fanzeres-saopedrodacova.pt) ou telefone (224 853 480 / 224 663 990).

caminhada contra o cancroA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova realizou, a 21 de julho (domingo), uma Caminhada Solidária, cujos donativos reverteram integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
As inscrições foram efetuadas nas secretarias da Junta de Freguesia, mediante o pagamento de 3 euros. Cada participante tem direito ao levantamento de uma T'Shirt no ato de pagamento.
A Caminhada com cerca de 5 km, tem início às 9h15, junto ao Edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres.

Auxiliadora 2019 15 de julho
21h45 - Associação Recreativa Flôr de Fânzeres
22h45 - Duo Musical Rogério e Márcio

6 de julho
21h30 - Encontro de Dança

7 de julho
10h00 - Procissão
Banda Musical de São Pedro da Cova
Fanfarra dos Escuteiros de Fânzeres
11h00 - Missa Solene
21h45 - Elite Band
23h45 - Fogo de Artifício

gasómetro2019Gasómetro 2019
5 de julho - sessão Solene 
Concerto de Abertura - STUKAS e AMIGOS
6 de julho - Diapasão
7 de julho - Sarau de Dança

...e ainda 
Tasquinhas, Insufláveis, Capoeira, Caminha e muito mais...

CurtasMetragens 2019A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova lança o 4.º Concurso de Curtas Metragens. É sem dúvida mais uma iniciativa cultural que queremos que crie raízes nesta União de Freguesias. Pretendemos continuar a apostar na Cultura.
Com este 4.º Concurso de Curtas Metragens queremos atingir um público mais heterogéneo, desde os mais jovens até a um público sénior, com alguma experiência nesta área; lançamos ainda um repto ao movimento associativo e aos residentes nesta União de Freguesias, que serão distinguidos através da atribuição de um prémio. Queremos ainda com este concurso descobrir novos valores, encorajar a produção de vídeos; atrair a participação de jovens de outros países.
O tema do Concurso continua a ser livre; este ano criamos um pouco mais de exigência nos critérios de avaliação. Só no dia de apresentação das curtas premiadas, em data ainda a definir, que serão transmitidas na íntegra é que serão divulgados os concorrentes galardoados. Este ano iremos investir um pouco mais na divulgação, pretendemos aumentar a participação, quer das escolas, quer das coletividades. Poderá consultar aqui o regulamento e a ficha de participação, que deverá enviar em simultâneo com o trabalho.

Quadras 2019 EntregaEntrega de Prémios
29 de de junho | 15h00 
Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova 

cartaz SPC 2019 final28 de junho (sexta-feira)
20h00 - Sardinhada
21h00 - Encontro de Folclore
29 de junho (sábado)
09h00 - Arruada com Zés Pereiras
15h00 - Entrega de Prémios do 36.º Concurso de Quadras Populares ao São Pedro
17h00 - Concerto - Coro da Paróquia da Igreja da Nossa Senhora da Conceição
19h00 - Missa Solene aos Padroeiros
21h00 - Marchas Populares
30 de junho (domingo)
08h00 - Missa
09h00 - Banda Musical de São Pedro da Cova
18h00 - Vésperas Solenes
18h30 - Procissão Solene
22h00 - Concerto - Santa Maria
23h50 - Fogo de Artifício