Atividades Realizadas na Biblioteca

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e no Museu Mineiro poderão ser consultadas nos respetivos menus.

Biblioteca ArmindoPinaBiblioteca de Fânzeres | 24 de novembro | 16h00
Turbulências de Dr. Armindo Pina (Biografia)
Entrada Livre

PapinianoCarlosPapiniano Carlos é autor de uma obra multifacetada, destinada a diversos públicos e abrangendo diversos géneros: lírica, conto, romance, crónica, obras para infância, entre outros, tendo merecido especial relevo as obras para crianças, narrativas em prosa e em verso, como a conhecida “A Menina Gotinha de Água”, presente nas escolas portuguesas.
Foi alvo de diversas iniciativas de reconhecimento, designadamente,  pela Câmara Municipal do Porto, que lhe atribuiu, por unanimidade, a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto.
Papiniano Carlos nasce a 9 de novembro e falece a 5 de dezembro de 2012. A Junta de Freguesia pretende, ainda que de forma simbólica, assinalar o centenário do seu nascimento.

Biblioteca Noite 2018 2Biblioteca de Fânzeres
4 para 5 de outubro
crianças entre os 6 e os 12 anos
As inscrições são gratuitas e limitadas a 10 crianças.

Biblioteca BrinquedosA Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova inaugura, no próximo dia 19 de maio, pelas 18h00, a exposição "O brinquedo de outros tempos", na Biblioteca de Fânzeres. Esta exposição reúne uma seleção de objetos do espólio dos colecionadores, Armando Dourado e Acúrcio Moniz, cedido temporariamente à ESE. A Doutora Maria José Araújo, docente da ESE e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da FPCEUP, abordará o tema: O brinquedo como objeto lúdico.
A exposição estará patente até ao dia 31 de julho.

OficinasVerão 2018 v1Oficinas de Verão promovidas pela Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, de 2 a 27 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca, teve como base a exposição "O brinquedo de outros tempos", as crianças puderam reciclar, recriar e transformar para poder brincar. 
Aprender com a reutilização de materiais recicláveis a possibilidade de poder construir brinquedos e ao mesmo tempo, de uma forma natural, aprender a ser cuidadoso e zeloso com o meio ambiente.
No Museu foram recriadas, através de atividades lúdico pedagógicas, os desportos e as ações culturais da Associação Desportiva e Recreativa do Pessoal das Minas.
As inscrições são limitadas e gratuitas, efetuadas através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998.

Biblioteca NunoMeirelesNo dia 7 de julho, pelas 17h00, na Biblioteca de Fânzeres foi apresentado por Joana Nogueira o livro ”Uma Vida Sobre Rodas – Peripécias e Curiosidades” de Nuno Meireles.
Este é o sexto livro editado por este autor amarantino e trata-se de um apanhado de situações engraçadas e curiosas vividas ao longo de 41 anos.
Licenciado em Engenharia Informática pelo Politécnico do Porto, Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Letras do Porto e Doutorando em Sociologia na Universidade do Minho, portador de Paralisia Cerebral, usa os pés para escrever

 

Natal 2017OficinasCom o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou de 18 a 22 de dezembro, o que já se tornou uma tradição: as Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se em simultâneo na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, trabalhado este periodo mágico com as crianças.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Assim, todos os  interessados contactaram os respetivos espaços culturais para obter mais informações, através dos nºs. 935 663 999 ou 935 663 998 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

OficinasPascoa2018Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorrem de 26 a 29 de março e de 3 a 6 de abril, das 14h00 às 17h00.
Na Biblioteca a oficina de Páscoa terá 3 temas principais; a Páscoa, a primavera e a poesia que serão trabalhados através da música, artes gráficas e pequenas improvisações de textos, formas, cores e materiais.
Já no Museu Mineiro, o tema central serão algumas personalidades históricas, como são exemplo: D. Afonso Henriques, engenheiro Farinas de Almeida, José Bonifácio de Andrade e Silva, entre outras.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Biblioteca SilviaMotaLopesA escritora bracarense Sílvia Mota Lopes apresentou a sua obra poética na Biblioteca de Fânzeres, no dia 17 de março, às 15h00.
Educadora de Infância, ilustradora de livros infantis e escritora. Desde muito cedo manifestou gosto por todas as formas artísticas como pintura, desenho, música e poesia.
Como escritora conta já com uma vasta obra de poesia e ilustração de livros infanto-juvenis e o último lançamento foi a obra poética “Esboço”.
Um encontro animado onde todos puderam participar, ouvindo e cantando algumas canções existentes nos livros. No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.

OficinasDeVerão2017De 3 a 28 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se no Edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.

Natal oficinas 2016siteBiblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro de São Pedro da Cova
19 a 23 de dezembro de 2016 | 14h00 às 17h00
Com o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou as Oficinas de Natal, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, que se realizaram no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e na Biblioteca de Fânzeres.
Como habitual, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Os interessados contactaram os respetivos espaços culturais para mais informações, através dos nºs. 935 663 998 ou 935 663 999 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.  

25abril2017 oficinassiteAproveitando mais uma interrupção letiva, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova promove atividades destinadas aos mais novos. Assim, nos dias 6, 7 e de 10  a 13 de abril, entre as 14h00 e as 17h0, realizaram-se as Oficinas da Liberdade, para crianças entre os 6 e os 12 anos.
Estas Oficinas são gratuitas, mas limitadas. Inscrições através dos seguintes contactos:
Biblioteca de Fânzeres - 935663999; biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou Museu Mineiro de São Pedro da Cova - 935663998; museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt

Leitura de Rodapé Santiago11 de novembro | 21h00 | Biblioteca de Fânzeres
O Caminho de Santiago de Compostela vem fascinando a humanidade desde os tempos medievais.
O Diário de um Mago, livro escrito por Paulo Coelho, foi lançado em 1987 e traduzido para 21 idiomas. O livro conta a jornada de três meses do autor em peregrinação por esse caminho sagrado. Nesta obra, o autor retrata com muita perfeição todas as suas experiências pelo caminho.
Na sessão de “Leituras de Rodapé” do dia 11 de novembro, vamos ter a oportunidade de entender a sua importância histórica e percorrer o “Caminho Francês” através das partilhas e do olhar de Manuel Araújo, que desde os anos 90 se dedica a investigar a história e os diferentes caminhos para Santiago e que desde 2002 percorre, como peregrino, os seus vários percursos. Já realizou várias exposições de fotografias e palestras sobre o assunto.

Biblioteca Noite 2016Na noite de 9 para 10 de setembro, as crianças entre os 6 e os 12 anos, tiveram a oportunidade de passar a noite, com atividades: jogos lúdicos, leitura de contos, visionamento de filmes, acampamento na sala dos contos, etc.
As inscrições, gratuitas e limitadas, foram efetuadas através do email biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999.

OficinasDeVerão1 2016De 4 a 29 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A exemplo dos anos anteriores, estas Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
As inscrições limitadas e gratuitas foram efetuadas através dos emails:biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998, para garantir a inscrição dos mais novos durante este período de férias letivas.

arvoremenina10 de julho
Junta de Freguesia | Fânzeres - 11h00 | São Pedro da Cova - 15h00
A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu um Workshop de Música, intitulado “árvore menina”, destinado a bebés e crianças, entre 1 e 4 anos.
O tema deste workshop foi a eterna importância da natureza e de a tratarmos com cuidado e respeito. A personagem principal, a Natureza, é simbolizada por uma jovem árvore que quer crescer: “a árvore menina”. O segundo personagem é um rapazinho muito insensível, desligado da natureza, alheio às suas necessidades, sem paciência nem tempo para a compreender! 

ContosNaPalmaDaMãoBiblioteca de Fânzeres | 4 de junho | 10h30

É uma hora do conto com histórias para crianças, que ainda não adquiriram a capacidade de leitura ou leitores iniciais.
É a partir da mão  que vamos contar uma história e vamos incentivar também a:
Formar o futuro leitor;
Exercitar a expressão oral, a capacidade de retenção de informação e a criatividade.
Sendo a criança um sujeito ativo no seu próprio processo de aprendizagem, é essencial que esta tenha um papel participativo, não apenas como espetador/ouvinte, mas como um animador da própria história.
As inscrições são limitadas, gratuitas e obrigatórias.

musica e poesia29 de abril, 21h00

Biblioteca de Fânzeres
com: Troupe de Palavras Vivas

Cartaz Momentos 3 019 de abril | 21h30
Biblioteca de Fânzeres

Apresentação do livro - Momentos - de Fátima Ferreira

21 de março a 1 de abril
14h00 às 17h00

Durante a interrupção letiva da Páscoa, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca serão desenvolvidas várias atividades artísticas e lúdico-culturais ligadas aos livros, que perfazem o programa destas oficinas.
Já no Museu Mineiro a Oficina na Páscoa promovida este ano dedica-se a explorar as coleções do Museu.