Atividades Realizadas na Biblioteca

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e no Museu Mineiro poderão ser consultadas nos respetivos menus.

Biblioteca Noite 2018 2Biblioteca de Fânzeres
4 para 5 de outubro
crianças entre os 6 e os 12 anos
As inscrições são gratuitas e limitadas a 10 crianças.

Biblioteca BrinquedosA Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova inaugura, no próximo dia 19 de maio, pelas 18h00, a exposição "O brinquedo de outros tempos", na Biblioteca de Fânzeres. Esta exposição reúne uma seleção de objetos do espólio dos colecionadores, Armando Dourado e Acúrcio Moniz, cedido temporariamente à ESE. A Doutora Maria José Araújo, docente da ESE e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da FPCEUP, abordará o tema: O brinquedo como objeto lúdico.
A exposição estará patente até ao dia 31 de julho.

OficinasVerão 2018 v1Oficinas de Verão promovidas pela Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, de 2 a 27 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca, teve como base a exposição "O brinquedo de outros tempos", as crianças puderam reciclar, recriar e transformar para poder brincar. 
Aprender com a reutilização de materiais recicláveis a possibilidade de poder construir brinquedos e ao mesmo tempo, de uma forma natural, aprender a ser cuidadoso e zeloso com o meio ambiente.
No Museu foram recriadas, através de atividades lúdico pedagógicas, os desportos e as ações culturais da Associação Desportiva e Recreativa do Pessoal das Minas.
As inscrições são limitadas e gratuitas, efetuadas através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998.

Biblioteca NunoMeirelesNo dia 7 de julho, pelas 17h00, na Biblioteca de Fânzeres foi apresentado por Joana Nogueira o livro ”Uma Vida Sobre Rodas – Peripécias e Curiosidades” de Nuno Meireles.
Este é o sexto livro editado por este autor amarantino e trata-se de um apanhado de situações engraçadas e curiosas vividas ao longo de 41 anos.
Licenciado em Engenharia Informática pelo Politécnico do Porto, Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Letras do Porto e Doutorando em Sociologia na Universidade do Minho, portador de Paralisia Cerebral, usa os pés para escrever

 

Natal 2017OficinasCom o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou de 18 a 22 de dezembro, o que já se tornou uma tradição: as Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se em simultâneo na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, trabalhado este periodo mágico com as crianças.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Assim, todos os  interessados contactaram os respetivos espaços culturais para obter mais informações, através dos nºs. 935 663 999 ou 935 663 998 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

OficinasPascoa2018Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorrem de 26 a 29 de março e de 3 a 6 de abril, das 14h00 às 17h00.
Na Biblioteca a oficina de Páscoa terá 3 temas principais; a Páscoa, a primavera e a poesia que serão trabalhados através da música, artes gráficas e pequenas improvisações de textos, formas, cores e materiais.
Já no Museu Mineiro, o tema central serão algumas personalidades históricas, como são exemplo: D. Afonso Henriques, engenheiro Farinas de Almeida, José Bonifácio de Andrade e Silva, entre outras.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Biblioteca SilviaMotaLopesA escritora bracarense Sílvia Mota Lopes apresentou a sua obra poética na Biblioteca de Fânzeres, no dia 17 de março, às 15h00.
Educadora de Infância, ilustradora de livros infantis e escritora. Desde muito cedo manifestou gosto por todas as formas artísticas como pintura, desenho, música e poesia.
Como escritora conta já com uma vasta obra de poesia e ilustração de livros infanto-juvenis e o último lançamento foi a obra poética “Esboço”.
Um encontro animado onde todos puderam participar, ouvindo e cantando algumas canções existentes nos livros. No final do encontro decorreu uma sessão de autógrafos.

OficinasDeVerão2017De 3 a 28 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se no Edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.

Natal oficinas 2016siteBiblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro de São Pedro da Cova
19 a 23 de dezembro de 2016 | 14h00 às 17h00
Com o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou as Oficinas de Natal, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, que se realizaram no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e na Biblioteca de Fânzeres.
Como habitual, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Os interessados contactaram os respetivos espaços culturais para mais informações, através dos nºs. 935 663 998 ou 935 663 999 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.  

25abril2017 oficinassiteAproveitando mais uma interrupção letiva, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova promove atividades destinadas aos mais novos. Assim, nos dias 6, 7 e de 10  a 13 de abril, entre as 14h00 e as 17h0, realizaram-se as Oficinas da Liberdade, para crianças entre os 6 e os 12 anos.
Estas Oficinas são gratuitas, mas limitadas. Inscrições através dos seguintes contactos:
Biblioteca de Fânzeres - 935663999; biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou Museu Mineiro de São Pedro da Cova - 935663998; museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt

Leitura de Rodapé Santiago11 de novembro | 21h00 | Biblioteca de Fânzeres
O Caminho de Santiago de Compostela vem fascinando a humanidade desde os tempos medievais.
O Diário de um Mago, livro escrito por Paulo Coelho, foi lançado em 1987 e traduzido para 21 idiomas. O livro conta a jornada de três meses do autor em peregrinação por esse caminho sagrado. Nesta obra, o autor retrata com muita perfeição todas as suas experiências pelo caminho.
Na sessão de “Leituras de Rodapé” do dia 11 de novembro, vamos ter a oportunidade de entender a sua importância histórica e percorrer o “Caminho Francês” através das partilhas e do olhar de Manuel Araújo, que desde os anos 90 se dedica a investigar a história e os diferentes caminhos para Santiago e que desde 2002 percorre, como peregrino, os seus vários percursos. Já realizou várias exposições de fotografias e palestras sobre o assunto.

Biblioteca Noite 2016Na noite de 9 para 10 de setembro, as crianças entre os 6 e os 12 anos, tiveram a oportunidade de passar a noite, com atividades: jogos lúdicos, leitura de contos, visionamento de filmes, acampamento na sala dos contos, etc.
As inscrições, gratuitas e limitadas, foram efetuadas através do email biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999.

OficinasDeVerão1 2016De 4 a 29 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A exemplo dos anos anteriores, estas Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
As inscrições limitadas e gratuitas foram efetuadas através dos emails:biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998, para garantir a inscrição dos mais novos durante este período de férias letivas.

arvoremenina10 de julho
Junta de Freguesia | Fânzeres - 11h00 | São Pedro da Cova - 15h00
A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu um Workshop de Música, intitulado “árvore menina”, destinado a bebés e crianças, entre 1 e 4 anos.
O tema deste workshop foi a eterna importância da natureza e de a tratarmos com cuidado e respeito. A personagem principal, a Natureza, é simbolizada por uma jovem árvore que quer crescer: “a árvore menina”. O segundo personagem é um rapazinho muito insensível, desligado da natureza, alheio às suas necessidades, sem paciência nem tempo para a compreender! 

ContosNaPalmaDaMãoBiblioteca de Fânzeres | 4 de junho | 10h30

É uma hora do conto com histórias para crianças, que ainda não adquiriram a capacidade de leitura ou leitores iniciais.
É a partir da mão  que vamos contar uma história e vamos incentivar também a:
Formar o futuro leitor;
Exercitar a expressão oral, a capacidade de retenção de informação e a criatividade.
Sendo a criança um sujeito ativo no seu próprio processo de aprendizagem, é essencial que esta tenha um papel participativo, não apenas como espetador/ouvinte, mas como um animador da própria história.
As inscrições são limitadas, gratuitas e obrigatórias.

musica e poesia29 de abril, 21h00

Biblioteca de Fânzeres
com: Troupe de Palavras Vivas

Cartaz Momentos 3 019 de abril | 21h30
Biblioteca de Fânzeres

Apresentação do livro - Momentos - de Fátima Ferreira

21 de março a 1 de abril
14h00 às 17h00

Durante a interrupção letiva da Páscoa, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca serão desenvolvidas várias atividades artísticas e lúdico-culturais ligadas aos livros, que perfazem o programa destas oficinas.
Já no Museu Mineiro a Oficina na Páscoa promovida este ano dedica-se a explorar as coleções do Museu.

Pedro Chagas Freitas9 de abril | 16h00
Biblioteca de Fânzeres

Escritor com mais de 20 obras publicadas das 150 obras que já criou.
Foi, ou ainda é, jornalista, redactor publicitário, guionista, operário fabril, barman, nadador salvador, jogador de futebol, e muitas outras coisas. Orienta desorientadas sessões de escrita criativa por todo o país e arredores. Gosta de gatos, de cães e de pessoas. Não gosta de eufemismos e de bacalhau assado.
Para conhecer melhor, Pedro Chagas Freitas esteve na Biblioteca de Fânzeres, no dia 9 de abril, às 16h00.

 

Leituras de Rodape11 de março | 21h00 | Biblioteca de Fânzeres

Este mês damos inicio às Leituras de Rodapé, que será uma atividade a realizar de dois em dois meses, onde entre contos, reflexões, dinâmicas, partilhas e vivências, promovemos o encontro consigo e com os outros na Biblioteca.
A proposta deste mês é a partir de contos e reflexões sobre a singularidade e as lutas das mulheres.