Exposições

CavaleteExposiçã WReabilitação Estrutural do Cavalete de São Vicente
Exposição de fotografia
1 de julho a 30 de setembro

A construção do Cavalete do Poço de São Vicente iniciou-se no ano de 1934, tendo a altura de 38,5 m, que equivalem a 13 pisos, e profundidade de 188 m. Foi projetado pelo Engenheiro Belga, Charles Tournay, e colocado em prática pela empresa do Engenheiro Fernando Moreira de Sá, entrando em pleno funcionamento no ano de 1937.
Trata-se de uma estrutura em betão armado, reticulada em forma de torre, com base aproximadamente quadrada. No seu topo suportava duas “andorinhas” (roldanas) que movimentavam duas “jaulas” (elevadores) no transporte do carvão e dos trabalhadores.
No seguimento das diversas ações do Movimento Cívico em Defesa do Património Histórico-Cultural de São Pedro da Cova, no ano de 2010, o Cavalete do Poço de São Vicente é classificado como Monumento de Interesse Público (MIP).
Constituindo-se como património arquitetónico e industrial do território e comunidade local, é uma representação física da identidade mineira de São Pedro da Cova. No entanto, encontrava-se num elevado estado de degradação, urgindo a necessidade de repor as condições de segurança e conservar este símbolo da engenharia de betão armado.
Depois de um diagnóstico à estrutura do Cavalete, elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, verificou-se que a degradação estrutural do Cavalete estava associada à corrosão generalizada das armaduras devido à carbonatação do betão de recobrimento. Esta corrosão levou ao destacamento do betão e à perda significativa de muitos elementos estruturais da construção.
Em 2022, começou a obra de reabilitação, que veio assim devolver a sua imponência! Consulte aqui o Catálogo da Exposição Fotográfica.

CompanhiaDaMinas 2Em 1921, a Empreza das Minas de Carvão de São Pedro da Cova passa a adotar a designação de Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, com nova administração e com novos estatutos.

Pelo impacto nacional que atingiu a exploração de carvão durante os anos de gerência da Companhia das Minas, é importante lembrar a repercussão que esta teve em São Pedro da Cova.

A Junta das Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova decide assim assinalar os 100 anos da criação da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, através de uma exposição retrospetiva sobre os anos de exploração de carvão, realizada pela Companhia das Minas em São Pedro da Cova.

Venha à inauguração da exposição “100 Anos da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova”, que se realiza no próximo dia 11 de setembro, pelas 18h00, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e usufrua de uma visita guiada.

SantaBárbara 2021 uv“Ajoelhados a Teus Pés Imploramos a Tua Proteção. Devoção a Santa Bárbara nas Minas de São Pedro da Cova” - Exposição temporária
18 de dezembro a 18 de fevereiro de 2022

Com a finalidade de salvaguarda da memória mineira, a valorização do património industrial e a reverência da Sua imagem transcendental na vila, inaugura a 18 de dezembro, pelas 10h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, a exposição temporária “Ajoelhados a teus pés imploramos a tua proteção. Devoção a Santa Bárbara nas Minas de São Pedro da Cova”.

A exposição é da autoria de Hélia Luís Gama, licenciada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestranda em História da Arte, Património e Cultura Visual, na mesma instituição e que se encontra a realizar estágio no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

A inauguração contará com um momento musical, pelo Movimento Sénior Saúde e Bem Estar.

A exposição estará patente até 18 de fevereiro de 2022.

Visite-a.

BairroMineiro 100Anos100 Anos do Bairro Mineiro - Exposição Fotográfica
10 de outubro a 31de dezembro 2020
Alameda do Bairro Mineiro

Com o objetivo de assinalar os 100 anos do Bairro Mineiro de São Pedro da Cova, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o Museu Mineiro e a Liga de Amigos do Museu Mineiro, inauguraram a 10 de outubro, pelas 16h30, a exposição de fotografia “100 anos do Bairro Mineiro de São Pedro da Cova”, seguida de um momento musical assegurado pelos “Meninos do Bairro Norte & Vasco Balio”, “Vasco Balio & Balio’s Gang” e pela Banda Musical de São Pedro da Cova (Ensemble).
A exposição poderá ser visitada até ao dia 21 de dezembro. Visitem a exposição! Participem no evento!

O Bairro Mineiro surge inserido num programa de melhoramentos sociais e num plano que visava atrair mão de obra para a mina e tinha como objetivo alojar operários oriundos de outras regiões do país.
Em agosto de 2001 foram demolidas as últimas casas, para dar lugar ao atual Conjunto Habitacional do Bairro Mineiro.
100 anos após o início da sua construção, revela-se assim um momento importante para os que aqui vivem e viveram.
A iniciativa decorrerá de acordo com as regras de segurança, impostas pela Direção Geral de Saúde.

MuseuMineiro EspadanalHistória do Couto Mineiro do Espadanal (1916-1969)
6 de março a 28 de agosto
Museu Mineiro de São Pedro da Cova

A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, inauguram, a 6 de março (sexta-feira), pelas  21h00, uma nova exposição no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, que apresenta a síntese da história dos 53 anos de atividade das minas de carvão do Espadanal, sito em Rio Maior.
Exposição concebida para integrar o programa das Comemorações do Centenário da Mina do Espadanal (1916-2016), a exposição "História do Couto Mineiro do Espadanal | 1916-1969", organizada pela EICEL1920, é constituída por oito painéis cronológicos e temáticos, nos quais é descrita a evolução técnica da exploração mineira e onde  são analisadas as condições laborais, de assistência social e de habitação disponibilizadas aos antigos operários, bem como a importância da comunidade mineira para transformação sociocultural da vila de Rio Maior. Estes painéis são acompanhados por 3 grandes fotografias onde se vislumbra a fábrica de briquetes, o fundo da mina, e o Mineiro. A engrandecer a exposição, uma maqueta da Fábrica de Briquetes, onde se destaca a chaminé da central elétrica da fábrica, que representa para os riomaiorenses o mesmo que o Cavalete do Poço de São Vicente representa para as gentes de São Pedro da Cova – o símbolo da vivência mineira.
A exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 28 de agosto, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

CRM on line 1CRM - Exposição on-line.
A exposição temporária “CRM” esteve patente, de 23 de maio a 31 de outubro de 2015, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Exposição concebida com o objetivo de dar a conhecer as ações tomadas a 22 de maio de 1975, após a ocupação dos escritórios da antiga Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova por parte da população local. Trata-se de um conjunto de imagens e textos representativos da criação e percurso do Centro Revolucionário Mineiro (CRM).
Através desta exposição é possível recordar o período da exploração mineira de São Pedro da Cova e o seu encerramento, os impactos deixados por essa exploração e as ações tomadas pela população após o 25 de Abril, no sentido de melhorar as suas condições de vida.   
A Junta de Freguesia, ao assinalar os 45 anos sobre este importante momento histórico de São Pedro da Cova, decidiu tornar pública a exposição “CRM”, possibilitando a visita de todos.
Relembramos, ainda, que esta exposição foi pensada para se tornar uma exposição itinerante, estando disponível para expor noutros espaços culturais ou educativos.
Veja aqui a exposição

MuseuMineiro 30AnosExposição “Museu Mineiro – 30 anos”
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
30 de setembro | 21h30
Concerto com “Uma Vontade de Música”

No ano em que o Museu Mineiro de São Pedro da Cova comemora 30 anos de existência, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova assinala este momento histórico, com uma exposição que irá muito além da própria história da criação deste espaço museológico e da sua atividade nos último 30 anos.
A exposição levará os visitantes até à década de 60, do século XX, onde encontrarão a função original do edifício que hoje é Museu, encontrará também toda a narrativa que leva à criação de um primeiro Museu Mineiro, a intervenção da Junta de Freguesia em assegurar a continuidade do Museu Mineiro, mantendo assim o objetivo da defesa pela identidade mineira de São Pedro da Cova.
Neste sentido, é com orgulho que esta Junta das Freguesias convida a estar presente na inauguração da exposição “Museu Mineiro – 30 anos”, que se realiza no próximo dia 30 de setembro, pelas 21h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
O momento da inauguração será enriquecido com a presença do grupo “Uma Vontade de Música”.
Entrada livre. Visite-a. 

25abril 2019 MariaLamas ExpoMuseu Mineiro de São Pedro da Cova
30 de abril até 6 de julho de 2019

Nos finais da década de 40 do século XX, Maria Lamas percorre o país com o objetivo de registar as condições da mulher, num Portugal dominado pelo regime fascista.Um dos locais visitados por Maria Lamas foi São Pedro da Cova, onde a indústria mineira de carvão empregava um elevado número de mulheres nos mais variados serviços. Este registo permanece transcrito na sua obra "As Mulheres do Meu País".

Museu MárioSousaMuseu Mineiro
9 de fevereiro (16h00) a 20 de abril de 2019
A exposição temporária “Complexo Mineiro de São Pedro da Cova – Um berço a preservar…” é composta por 15 fotografias a preto e branco e registam o estado atual das antigas instalações mineiras de São Pedro da Cova. Estas fotografias são a forma que Mário Sousa encontrou para homenagear as Mulheres, Homens e Crianças que trabalharam nas minas de carvão de São Pedro da Cova e alertar para a necessidade urgente de recuperar e reaproveitar estas instalações por forma de as garantir às gerações futuras. Esta questão é de extrema importância para um futuro mais sustentável.
Mário Fernando da Silva Sousa nasceu a 25 de junho de 1973, na vila mineira de São Pedro da Cova, em Gondomar. Desde muito jovem que desenvolveu um interesse pelas artes, particularmente pela música e pelo desenho. Embora a sua formação seja em engenharia civil, a sua paixão é a fotografia, o que o levou ao estudo desta arte no Instituto Português de Fotografia. A sua estética assenta principalmente em imagens a preto e branco, com grande contraste e grão, fornecendo uma visão intensa e dramática do motivo fotográfico, bem visível nesta exposição que inaugurou a 9 de fevereiro de 2019, pelas 16h00, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A exposição esteve patente até 20 de abril, com entrada gratuita. Visite-a.

Museu SousaMuseu Mineiro
5 de maio a 1 de setembro de 2018
Inserida na margem do rio Sousa surge a Central de Captação do Sousa, um exemplo único de arqueologia industrial que se encontra abandonado, apesar de classificado como Monumento de Interesse Público.
Construída para captação, elevação, transporte e distribuição domiciliária à Cidade do Porto da água dos Rios Sousa e Ferreira, entra em funcionamento em 1 de Janeiro de 1887 e é desativada no ano de 1985 após a Central Elevatória de Lever a ter substituído.

25abril 2018 BritadeirasMuseu Mineiro
8 a 27 de abril de 2018
Exposição de fotografias “Criar, Trabalhar, Valorizar - As mulheres contribuem para o desenvolvimento do país”
Patente no Museu Mineiro até ao próximo dia 27 de abril.
Visite-a!

FlorestaTropicalDoPejãoMuseu Mineiro
20 de janeiro a 30 de março de 2018
O Museu Mineiro de São Pedro da Cova apresenta de 20 de janeiro a 30 de março uma exposição temporária que dará a conhecer as maiores florestas da história da Terra.
A exposição “A Floresta Tropical do Pejão de há 300 milhões de Anos” é uma história contada pelas rochas coletadas por António Patrão, sobre as densas florestas e pântanos formados nas regiões equatoriais, onde nos encontrávamos durante a Pangeia. Foi nesse ambiente que se formaram as rochas que preservaram a informação sob a composição das florestas e restante biodiversidade desse tempo e que hoje é possível encontrar, estudar e admirar nos fósseis, tais como os que compõem esta exposição.
A entrada é livre. Visite-a.

AdrianoMirandaMuseu Mineiro 
22 de Setembro a 29 de novembro 2017
Com o objetivo de retratar o ainda existente trabalho infantil nas empresas portuguesas de 1992, Adriano Miranda desce ao mundo subterrâneo nas Minas de Carvão do Pejão onde encontra uma realidade mais crua: uma escuridão brutal, com homens “duros” e pintados pelo negro do carvão.
Foi esta a realidade que registou através da lente da sua máquina fotográfica e que hoje apresenta na exposição “Carvão de Aço” que inaugura no próximo dia 22 de Setembro, pelas 21h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A exposição estará patente até dia 29 de novembro, com entrada livre. Visite-a

CartazMuseu Mineiro 
21 de julho e 9 de setembro de 2017
“À Descoberta do Mundo Subterrâneo” é uma exposição de fotografia, da autoria do Alto Relevo – Clube de Montanhismo, que revela o extraordinário mundo subterrâneo do nosso território.
Esta exposição visa divulgar um património único e enigmático que tem provocado crescente curiosidade entre o público em geral e estará patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova entre o dia 21 de julho e 9 de setembro, com entrada livre. Visite-a!

Cavalete Exposição site 2017Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
22 de maio a 28 de junho de 2017
A 1 de janeiro de 1937, o Cavalete do Poço de São Vicente passa a funcionar a 100%. 80 anos depois, este Cavalete continua a ser um marco da História, não só local, mas também nacional.
Para assinalar a data a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e o Museu Mineiro promovem a exposição temporária “CAVALETE DE SÃO VICENTE . Monumento de São Pedro da Cova | 1937-2017”.
A inauguração desta exposição realiza-se no próximo dia 22 de maio, pelas 21h30, na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova e estará patente até 28 de junho.
Desta exposição farão parte documentos nunca antes expostos. Visite-a.
Vamos preservar a nossa História!   

Cartaz Exposição Rochas finalMuseu Mineiro
13 de maio a 8 de julho de 2017
A exposição itinerante “Rochas e Minerais – Minas e Geologia Norte de Portugal” inaugura a 13 de maio, pelas 16h00, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e estará patente até dia 8 de julho, com entrada livre. Visite-a!
Esta exposição, que promove o potencial dos diferentes locais de relevância geológica e mineira da região Norte de Portugal, apresenta amostras de rochas e minerais das regiões de Arouca, Boticas, Gondomar, Macedo de Cavaleiros, Marco de Canaveses, Matosinhos, Montalegre, Paredes, Porto, Torre de Moncorvo, Valongo, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Rui Simões Exposição final s 1Museu Mineiro
15 de outubro de 2016
Inaugurada a exposição de fotografia “Foi Assim Há 40 anos”.
Esta faz parte de um programa mais alargado, que visa assinalar os 40 anos sobre a produção do filme “São Pedro da Cova” de 1976, do realizador Rui Simões, produzido pela cooperativa VIVER.
Salientamos, que a produção deste filme partiu de um programa de ação do departamento governamental português, dirigido à educação de adultos, e tinha como objetivo inicial, a sua difusão através da TV, no programa semanal de quinze minutos, da Direção Geral da Educação Permanente, que por vários motivos nunca foi concretizado.

DiálogoMuseu Mineiro
22 de maio a 1 de outubro 2016
Assinalando a data da ocupação dos escritórios da antiga Companhia das Minas de Carvão por parte da população local, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, uma exposição temporária e uma tertúlia a realizar no próximo dia 22 de maio, data que marca uma das principais ações levadas a cabo durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC) em São Pedro da Cova.
A exposição, que inaugurará pelas 17h00, consiste na apresentação de 21 números originais de “O Diálogo”, Jornal de São Pedro da Cova, números de fevereiro de 1975 a Julho de 1977.

Duas Faces a jpgMuseu Mineiro
20 de fevereiro a 21 de abril de 2016
Exposição temporária “DUAS FACES”, é uma exposição de fotografia, cujo olhar atento dos fotógrafos Hugo Moura e Pereira Lopes registou, através de uma máquina fotográfica, as emoções das lembranças de alguns dos antigos operários mineiros das Minas de Carvão de São Pedro da Cova e do Pejão, respetivamente.
Não esquecendo a valiosíssima contribuição do carvão explorado nestas minas para a economia nacional, mas focando o esforço realizado pelas suas comunidades mineiras para dar resposta às necessidades de um país, apresentamos a exposição “DUAS FACES”, cujo objetivo é afirmar a importância das gentes que formaram uma nova cultura e a uma nova identidade, muito típica das comunidades mineiras espalhadas por todo o Mundo.

 

Duas Faces b jpgMuseu Mineiro
20 de fevereiro a 21 de abril de 2016
Exposição temporária “DUAS FACES”, é uma exposição de fotografia, cujo olhar atento dos fotógrafos Hugo Moura e Pereira Lopes registou, através de uma máquina fotográfica, as emoções das lembranças de alguns dos antigos operários mineiros das Minas de Carvão de São Pedro da Cova e do Pejão, respetivamente.
Não esquecendo a valiosíssima contribuição do carvão explorado nestas minas para a economia nacional, mas focando o esforço realizado pelas suas comunidades mineiras para dar resposta às necessidades de um país, apresentamos a exposição “DUAS FACES”, cujo objetivo é afirmar a importância das gentes que formaram uma nova cultura e a uma nova identidade, muito típica das comunidades mineiras espalhadas por todo o Mundo.

 

Anne Frank - v3Museu Mineiro
16 de novembro de 2015 a 9 de janeiro de 2016

A União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e o Museu Mineiro de São Pedro da Cova apresentaram ao público dia 16 de novembro, às 14h00, a exposição educativa “Anne Frank: Uma História para Hoje” que, durante o ano de 2016, já esteve patente em mais de 200 lugares em todo o mundo.
Este é o um dos produtos finais de um projeto que conta com várias parcerias, às quais se juntam a União das Freguesias e a comunidade escolar de Fânzeres e São Pedro da Cova.