2016 06 09 11.05.52Lançamento do 25º Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres

Foi hoje publicamente apresentada a 25.ª edição do Prémio Nacional de poesia da Vila de Fânzeres, com a presença de anteriores e actuais autarcas da freguesia que tiveram responsabilidades, quer na criação quer na dinamização desta iniciativa. 
A 1ª edição do Prémio de Poesia, datada em 1990, tinha como objectivo a comemoração do 1º aniversário da elevação a Vila da freguesia de Fânzeres, a promoção do gosto pela escrita e, particularmente, da poesia enquanto género literário. Desde então, esta iniciativa afirmou-se no panorama cultural da região e do país, com centenas de participantes ao longo das últimas 24 edições.
Na sessão, para além da presença do actual Presidente da Junta de Freguesia, Daniel Vieira, e da actual responsável pela área da cultura, Maria José Cardoso, marcaram presença o Presidente da Junta e o responsável da cultura à data do lançamento deste Prémio Nacional de Poesia, José Martins e António Pacheco, bem como os Presidentes da Junta que lhes seguiram e deram continuidade ao projecto, Ernesto Augusto e Fernanda Vieira. O actual executivo agradeceu a presença e disponibilidade dos anteriores responsáveis da Junta de Freguesia, o que demonstra a importância e transversalidade deste projecto cultural. 
O actual executivo apresentou ainda o programa que visa assinalar os 25 anos desta iniciativa, designadamente uma exposição com as capas dos 24 livros vencedores e uma tertúlia com um dos vencedores do Prémio, Prof. Dr. Boaventura Sousa Santos, a realizar no próximo dia 2 de julho, pelas 17h30, na Biblioteca de Fânzeres.
Pode consultar aqui o regulamento e o cartaz da exposição e tertúlia