No início de 2022, numa parceria entre a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, tutela do Museu Mineiro, a Câmara Municipal de Gondomar e a equipa do Museu pensaram como seria possível criar uma experiência sensorial e emotiva para os seus visitantes. O objetivo primordial era o de potencializar, através da visão e da audição, a imaginação e a reflexão acerca do passado mineiro, assim como, sobre as questões do presente e futuro da sociedade e do nosso mundo, com relevância para o Património Industrial e para o Ambiente.
Para a concretização deste objetivo, foi importante também a colaboração e apoio da equipa GEMA Digital, que apontou soluções digitais para colocar em prática o idealizado.
O projeto de reformulação da exposição permanente que utiliza elementos tecnológicos traz uma nova dinâmica, ou seja, há uma transformação na comunicação entre o Museu e o seu público, passando uma mensagem que pode ser recebida a partir de diferentes níveis de comunicação, disponibilizando assim, recursos com fins educativos, mas também, de entretenimento, que criem experiências personalizadas e significativas, e não prescritivas.
Pensamos no Museu como um espaço cultural mais democrático, acessível a um leque mais alargado de público, onde são contempladas todas as faixas etárias.
E porque acreditamos no projeto, apresentamos candidatura aos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), nas categorias Projeto e Conteúdos Digitais e Museografia.
Neste seguimento, é com bastante satisfação que informamos que, no passado dia 26 de maio, no Museu do Ar, entre os inúmeros nomeados, saímos vencedores, com o Prémio em Projeto e Conteúdos Digitais e uma Menção Honrosa em Museografia.
Temos agora uma responsabilidade acrescida, certos de que o futuro nos trará novos desafios que serão trabalhados com rigor e respeito pela comunidade mineira de São Pedro da Cova, com o objetivo de manter viva a identidade mineira desta terra e das gentes que nela vivem.

Prémio APOM
Prémio APOM
Prémio APOM
Prémio APOM
Prémio APOM
Prémio APOM
Prémio APOM
  • Prémio APOM
  • Prémio APOM
  • Prémio APOM
  • Prémio APOM
  • Prémio APOM
  • Prémio APOM
  • Prémio APOM