Exposição IIGuerraHá 75 anos terminou a mais mortífera e destrutiva de todas as guerras ocorridas até aos dias de hoje, aquela que teve maior amplitude e intensidade, falamos da II Guerra Mundial. 9 de maio de 1945 - Dia da Vitória - marca o dia em que é oficializado o triunfo das forças democráticas sobre o regime nazi-fascista e a esperança na criação de condições para uma paz mundial.

Para assinalar esta data e relembrar que “a paz é possível e que a humanidade saberá encontrar maneira de evitar uma nova catástrofe e de estabelecer o primado da solidariedade, cooperação e progresso social em todo o mundo”, o Conselho Português para a Paz e Cooperação elaborou uma exposição itinerante, que pertende celebrar a vitória das forças democráticas e defender a paz. 

Esta exposição esteve prevista para os meses de abril e maio, no entanto, e devido aos constrangimentos da Covid-19 a mesma teve que ficar adiada. A Junta de Freguesia, na tentativa de contribuir para que a cultura não fique para segundo plano, decidiu agora organizar a exposição, que poderá ser visitada até março de 2021, na Junta de Freguesia em São Pedro da Cova.

Esta exposição estará disponivel para uma itinerancia entre instituições, devendo para o efeito contactar esta Junta de Freguesia, através do email:geral@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935663998.

Informamos ainda que está prevista a realização do “Concerto pela Paz”, organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, no dia 17 de janeiro de 2021, no Auditório Municipal de Gondomar.