Cha WUm Chá às 5
Encontro entre Mulheres Mineiras
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
8 de março | 17h00

As mulheres mineiras afirmaram a sua posição entre um universo maioritariamente masculino. Enquanto o trabalho subterrâneo estava destinado exclusivamente aos homens, as mulheres, no exterior, trabalhavam nas remoções e limpezas de vias, na triagem e no terreiro, mas também no transporte das vagonas. Partilhavam as mesmas rotinas, as mesmas realidades, quer fossem no trabalho, em contexto doméstico ou no meio familiar.

Assim, convidamos as mulheres mineiras a participar neste encontro, onde será proporcionada a partilha de histórias e memórias sobre um período em que se acreditava que o espaço privado é que pertencia às mulheres e não o espaço público, em que o trabalho duro e os salários baixos aplicavam-se por se acreditar no seu estatuto de inferioridade. Contrariando esta realidade, justifica-se que o evento aconteça no dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher.

Para a participação destas mulheres mineiras, contamos com o apoio dos seus familiares, inscrevendo-as junto do Museu Mineiro de São Pedro da Cova ou através dos números 935663998 / 227 666 192. Só assim será possível proporcionar um excelente momento de convívio social, onde contamos com a parceria da Escola Profissional de Gondomar, que servirá Um Chá às 5.