25Abril 2023 Exposição WNo âmbito das comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova vai  inaugurar a exposição de fotografia Re-Abril, de Hugo Tavares no próximo dia 17 de abril, às 19h30, na Junta de Freguesia em São Pedro da Cova. A exposição estará patente até ao dia 31 de maio.
A Junta de Freguesia agradece à Câmara Municipal de Castelo Branco a cedência da exposição.

A exposição Re-Abril nasceu a 24 de abril de 2021, ano em que foi possível Re-Comemorar e Re-Viver o dia da Liberdade.

A pandemia que nos atacou a todos brutalmente, transformando as nossas vidas, impediu que em 2020 pudéssemos comemorar o dia da Liberdade. Pela primeira vez, desde 1974, no dia 25 de abril de 2020 o povo não saiu à rua.
É minha convicção que, apesar de pertencer a uma geração já nascida em Liberdade, ReComemorar e Re-Viver Abril tornaram-se marcos essenciais para todos e, independentemente do posicionamento político ideológico de cada um, a Liberdade voltou a ser sentida como uma necessidade vital. O 25 de Abril de 2021 assume-se assim como um momento histórico da vida quotidiana nacional onde se constatou a vontade e a alegria de um povo em poder voltar a celebrar e a sentir, nas ruas, o dia da Liberdade.
Malpica do Tejo, aldeia do Concelho de Castelo Branco, acolheu um símbolo maior da Revolução dos Cravos, Zeca Afonso. Na imortalização do cancioneiro local deixou-nos os versos da canção Maria Faia que neste contexto expressam o objetivo desta exposição:
“Não te quero chamar cravo (…)
Que te estou a engrandecer (…)
Chamo-te antes espelho (…)
Onde espero de me ver.”

É meu desejo que possamos todos, os amantes da Liberdade, rever-nos na exposição Re-Abril como o Re-Comemorar e o Re-Viver do 25 de Abril.
Hugo Tavares