DoHeroísmoÀFirmezauv“Do Heroísmo à Firmeza”, com Mário Mesquita
18 de abril | 15h00
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/716292787
A atual situação em que o mundo se encontra, obrigou a uma rápida adaptação de todos nós. Assim, as habituais comemorações do 25 de Abril também foram adaptadas. Nota disso mesmo é a iniciativa “Do Heroísmo à Firmeza”, com Mário Mesquita (arq.), que se realiza no próximo dia 18 de abril (sábado), pelas 15h00.
Esta iniciativa, que inicialmente se realizaria no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, concretizar-se-á agora on-line, através da aplicação  https://zoom.us.

“Do Heroísmo à Firmeza” assenta na ideia da criação de um museu da resistência antifascista no edifício do atual Museu Militar, palacete oitocentista que albergou, entre 1936 e 1974, a PVDE/PIDE/DGS. A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), nomeadamente através do seu Núcleo do Porto, debateu-se pela implementação desta ideia, materializada atualmenete pelo projeto do arquiteto Mário Mesquita.

Na iniciativa que acontece no dia 18 de abril, Mário Mesquita terá a oportunidade de apresentar como surgiu este projeto, como é composto e de que forma foi implementado no Museu Militar do Porto.
A iniciativa será complementada pela visualização do documentário “Poeticamente Exausto, Verticalmente Só” que mostra Portugal de finais dos anos 50 e inícios dos anos 60, através da história de José Bação Leal.
Participe!
Como participar:
Pelo computador
1. Vá a https://videoconf-colibri.zoom.us/j/716292787 (que funciona como convite de participação).
2. Se houver necessidade o browser vai solicitar que descarregue a aplicação para o computador.
3. Clique no ficheiro e deixe a aplicação executar.
4. Depois de instalada a aplicação, aguarde autorização do anfitrião.