Silicose W“Carvão, Pó e Doença” – conferência sobre silicose
Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
9 de abril | 16h00

Muitos foram os homens e mulheres que ao longo de cerca de 170 anos de trabalho na exploração mineira de São Pedro da Cova padeceram de silicose, doença profissional associada à inalação de poeiras com sílica.
A silicose pode ser evitável, contudo é irreversível, podendo progredir para formas graves, levando mesmo à morte por insuficiência respiratória. Entre as atividades profissionais a indústria extrativa - mineração e atividades de extração de minerais metálicos e não metálicos, é a que se destaca como grande potenciadora na contração de silicose.

Para analisar esta realidade, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, dinamiza, dia 9 de abril, pelas 16h00, no Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova, a conferência “Carvão, Pó e Doença”, com moderação do Professor Doutor Romero Bandeira.
Os oradores convidados são: em representação da Fundação Portuguesa do Pulmão, o Dr. Luís Rocha que abordará  a “Exposição à sílica e suas consequências para a saúde”; o Dr. Alcino Campos, médico visitador da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, que irá partilhar memórias, enquanto médico, na vigilância de mineiros silicóticos das minas de carvão de São Pedro da Cova; Dr. Rui Ponce Leão, com o tema “Diagnóstico e condutas em trabalhadores expostos à sílica e portadores de silicose”.
Particiepem!