Vista geral sobre o Cavalete Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC
Saída de mineiros das jaulas do Poço de São Vicente. 1960. Arquivo MMSPC
Viradores pneumáticos na receita do Cavalete do Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC
  • Vista geral sobre o Cavalete Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC
  • Saída de mineiros das jaulas do Poço de São Vicente. 1960. Arquivo MMSPC
  • Viradores pneumáticos na receita do Cavalete do Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC

  • As Jaulas como elevadores

    O Poço de São Vicente é o poço mestre. Trata-se de um poço vertical, sobre o qual foi construída uma estrutura - Cavalete - de apoio ao transporte para o exterior, do minério explorado no subsolo. Aqui circulavam as jaulas (elevador), que transportavam os operários e as berlinas vazias para o interior e operários e berlinas cheias para o exterior.

    A carga e descarga das berlinas à superfície era feita por meio de ar comprimido. A descarga de 2 berlinas carregadas de carvão e a carga de outras duas vazias na “jaula” tinha a duração de 6 segundos. As berlinas carregadas depois de saírem da “jaula”, eram levadas por meio de uma rampa automotora aos viradores pneumáticos que despejam os carvões sobre crivos da Preparação Mecânica.

    As berlinas depois de despejarem os carvões nos viradores eram levadas por uma “cadeia de arraste”, dirigindo-se de novo para as jaulas, a fim de serem novamente transportadas para o interior.

    Curiosidade: As jaulas tinham a capacidade de 2.000 kg de carga útil normal e 1.200 Kg (16 homens) no trajeto de pessoal. Faziam 50 viagens por hora a 200 m de profundidade.

    English version
    Cavalete Poço São Vicente
    The Cages as elevators

    The Well of St. Vincent is the master well. It is a vertical well, on which was built a structure - Easel - to support the transport to the outside, of the ore exploited underground. Here circulated the cages (elevator), which transported the workers and the empty saloons to the interior and workers and full saloons to the outside.

    The loading and unloading of the mine carts (berlinas) to the surface was done by means of compressed air. The unloading of 2 mine carts loaded with coal and the loading of two other empty ones in the "cage" lasted 6 seconds. The loaded mine carts after leaving the "cage", were taken by means of a self-propelled ramp to the pneumatic turners that pour the coals on sieves of the Mechanical Preparation.

    The mine carts after pouring the coals into the turners were carried by a "drag chain", heading back to the cages in order to be transported back inside.

    Fun fact: The cages had the capacity of 2,000 kg of normal payload and 1,200 kg (16 men) in the personnel path. They made 50 trips per hour at a depth of 200 m.

    Version française
    Cavalete Poço São Vicente
    Les cages comme ascenseurs
    Le puits de São Vicente est le puits maître. C'est un puits vertical, sur lequel a été construit une structure - Chevalet - pour soutenir le transport vers l'extérieur, du minerai exploité sous terre. Ici circulaient les cages (ascenseur), qui transportaient les ouvriers et les salons vides à l'intérieur et les ouvriers et les berlines complets à l'extérieur.

    Le chargement et le déchargement des berlines à la surface se faisaient au moyen d'air comprimé. Le déchargement de 2 berlines chargées de charbon et le chargement de deux autres vides dans la « cage » ont duré 6 secondes. Les berlines chargées, après avoir quitté la « cage », ont été acheminées au moyen d'une rampe automotrice vers les retourneurs pneumatiques qui versent les charbons sur les tamis de la préparation mécanique.

    Les berlines après avoir versé les charbons dans les tourneurs étaient transportées par une «chaîne de traînée», revenant aux cages afin d'être transportées à l'intérieur.

    Curiosité: Les cages avaient une capacité de 2 000 kg de charge utile normale et de 1 200 kg (16 hommes) dans le parcours du personnel. Ils effectuaient 50 trajets par heure à une profondeur de 200 m.