Para assinalar o dia mundial da saúde, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova organizou uma Conferência, no passado dia 5 de abril, pelas 16h30, sobre silicose - doença profissional associada à inalação de poeiras de sílica, muito frequente nos operários mineiros de São Pedro da Cova, devido à existência das minas de carvão que laboraram durante quase dois séculos na freguesia.
Nesta conferência contamos com a presença de um antigo operário das minas de carvão de São Pedro da Cova, afetado com silicose, Sr. Manuel Martins Marques, nascido em São Pedro da Cova, no ano de 1926. Entrou para a Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova tinha ainda 15 anos e foi enviado para a exploração interior aos 16, onde ficou 17 anos como Enchedor. O esforço e as condições de trabalho levaram-no a contrair silicose. É enviado para trabalhos "melhorados" e, finalmente, para a exploração exterior, onde ficou até ao encerramento da Mina.
Depois de um testemunho emocionado do Sr. Manuel, o Dr. Miguel Domingues, representante da Unidade de Saúde Familiar de São Pedro da Cova fez uma introdução ao tema da silicose, explicando que esta é uma doença ocupacional do pulmão causada pela inalação de sílica cristalina, apontando como atividades de risco a extração e o trabalho em rochas, como granito e pedras em geral, mineração (ouro, arsénio, estanho, pedras preciosas, carvão), pedreiras, indústrias de cerâmica, fabrico de vidro e fertilizantes (rocha fosfática), fundições, decapagem com jacto de areia, moinhos e filtros, entre outras.
Entre os sintomas destacou a tosse e a falta de ar, confirmando-se o diagnóstico através de alguns exames, como o raio-x ao tórax. Como a silicose não tem cura, o mais importante é a evitar a exposição à sílica.Para finalizar, o Dr. José Rocha Nogueira, representante da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., Departamento de Saúde Pública, apresentou um enquadramento técnico e normativo de doença profissional, bem como o sistema de Vigilância epidemiológica de doenças profissionais. Os resultados desta vigilância, dados de 1999 a 2013, apresentam 18,3% de profissionais afectados com silicose, surgindo em 3.º lugar das doenças profissionais registadas (Pneumoconiose por sílica).
Com as minas de carvão de São Pedro da Cova encerradas desde os primeiros anos da década de 70 do século XX, os concelhos de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, Penafiel e Valongo são os que apresentam uma maior taxa de casos de silicose, muito devido a atividade de pedreiras.