9587No dia em que se realiza o Cordão Humano pelo Ambiente - Remoção Urgente dos Resíduos Perigosos de São Pedro da Cova, dia 15 de novembro de 2019, organizado pelo Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, Escola Secundária de São Pedro da Cova e Escola Profissional de Gondomar, em parceria com a Junta de Freguesia, os órgãos de comunicação social noticiam que o Governo poderá começar a 2ª fase da remoção dos resíduos perigosos no início de 2020.
A Junta de Freguesia congratula-se com tal notícia e que, a concretizar-se, será muito importante para a Freguesia de São Pedro da Cova, em particular para a sua população, que desde sempre lutou pela remoção total dos resíduos perigosos.
A Junta de Freguesia agradece e valoriza todo o empenho e envolvimento da comunidade escolar no Cordão Humano pelo Ambiente, que mobilizou mais de 2000 alunos. 
A Junta de Freguesia afirma, uma vez mais, que não deixará de lutar pela efetiva retirada total dos resíduos perigosos, a requalificação de toda área afetada e a preservação do Património Mineiro. Sabemos que não estaremos sozinhos e que a população da Freguesia de São Pedro da Cova estará, mais uma vez, ao nosso lado.