Divulgação de Vencedores JF 20191117 1A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, sendo uma das apenas 19 a nível nacional que revalidou o Galardão de Eco-Freguesia XXI atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tendo sido distinguida em 2017 e 2019, tem vindo a desenvolver várias ações que visam valorizar a candidatura para o Galardão a ser atribuído na edição de 2020.
Neste sentido, a Junta de Freguesia participou no Concurso Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética, cujo projeto lança o desafio às Juntas Freguesia de Portugal para que, através do diagnóstico dos seus consumos energéticos, possam reduzi-los, tornando-se mais eficientes na gestão dos mesmos. Em suma, tornar as Juntas de Freguesia mais eficientes no seu consumo de energia elétrica com efeitos duradouros, o que se traduzirá quer em vantagens ambientais (menores emissões de CO2, por exemplo), quer em vantagens económicas, através da poupança com os custos da fatura da eletricidade.
Vimos desta forma anunciar que no âmbito da participação neste projeto a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova ficou no 2.º lugar, do 1.º escalão (≥ 15.000 habitantes), ao qual corresponde um prémio de 3.500,00€.
O prémio acima mencionado irá traduzir-se na implementação de medidas adicionais e/ou equipamentos com maior eficiência energética que serão identificados pela Agência de Energia do Porto.
Este prémio terá um impacto importante na redução dos consumos energéticos, e valorizará a nossa candidatura à próxima edição do Galardão Eco-Freguesias XXI, onde pretendemos revalidar o mesmo, tornando-nos numa das primeiras Freguesias galardoas por 3 vezes consecutivas, e melhorar a nossa classificação geral.
Um agradecimento especial aos trabalhadores da Junta de Freguesia, dado que a mudança de hábitos começou neles, sendo eles os principais vencedores deste prémio.