1maioHoje, dia 1 de maio, comemora-se o Dia do Trabalhador.
A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, quer deixar uma palavra solidária a todos os trabalhadores em geral, e em particular aos da União de Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, que neste período tão complexo estiveram solidários e sempre ao serviço da sua população, através da prestação dos mais variados serviços.
Perante a atual situação mundial, que impôs limites aos momentos de convívio com a família e o devido distanciamento social, os trabalhadores assumiram nos mais diferentes setores um papel fulcral, direta ou indiretamente, no combate ao Covid 19, não obstante a perda de direitos, a diminuição do seu vencimento, o aumento de horas de trabalho, sem a respetiva remuneração, o teletrabalho e a cessação de contratos de trabalho.
O 1.º de Maio tem origem em 1886, nas lutas dos trabalhadores, com manifestações de massas e com uma greve geral nos Estados Unidos.
Em Portugal, as primeiras grandes manifestações, em Lisboa e no Porto, acontecem em 1890, mas só a 1 de maio de 1974 é que esta data foi assinalada em liberdade.
Viva os Trabalhadores!