CRM colante notíciaHá precisamente 45 anos, a 10 de maio de 1975, iniciava o fim de semana cultural realizado na Escola D. Afonso V (antiga escola localizada no Passal), onde começou a ser materializado o principal movimento revolucionário em São Pedro da Cova. A Junta da União das Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova não poderia deixar de o assinalar.
Pouco mais de um ano após o 25 de Abril de 1974, a população de São Pedro da Cova movia esforços, na tentativa de colocar um ponto final ao que julgavam ser a contínua preponderância da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova sobre a comunidade mineira. Embora o carvão já não fosse explorado na freguesia, a empresa continuava detentora de um vasto património. Este, que a população defendia dever reverter para a localidade.
Assim, a 22 de maio de 1975, partem da Escola D. Afonso V, um grupo composto por alunos, professores, moradores e pelo Grupo de Teatro Círculo Independente, até ao lugar da Covilhã, com a intenção de ocupar a antiga Central (atual Quartel dos Bombeiros) para a criação de um espaço cultural. Após a ocupação, dirigem-se para a Junta de Freguesia (atual Casa da Juventude) onde entregam ao presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia (José Teixeira Neves) um documento reivindicativo que invoca os motivos deste movimento e seus objetivos. Por fim dirigem-se às minas, ocupando o antigo escritório da Companhia das Minas. Formou-se, então, o Centro Revolucionário Mineiro (CRM).
A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, durante este mês de maio promoverá várias iniciativas, com o objetivo de reavivar este acontecimento que marcou uma geração e que continua ainda vivo nesta população. Assim, partilharemos a exposição concebida pelo Museu Mineiro em 2015, um vídeo inédito com imagens de São Pedro da Cova em 1976, testemunhos de alguns intervenientes no movimento, fotografias dos acontecimentos mais relevantes, daremos destaque a algumas datas essenciais, relembraremos as Associações de Moradores e reeditaremos os autocolantes CRM, entre outras iniciativas.
A Junta de Freguesia pretende perpetuar este importante momento histórico para São Pedro da Cova.