"5f6933f6 024f 4e74 ad4f 31cb4915cd1bO Mineiro”, arte sonora

A história e identidade de São Pedro da Cova continuam a atrair o interesse de estudantes e artistas para o desenvolvimento dos mais variados trabalhos.

Apresentamos o último, executado por André Araújo, mestrando em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, que desafiou evocar e homenagear a identidade, percurso e memória do mineiro de São Pedro da Cova, através de um projeto de autorrepresentação. Trata-se de uma performance de arte sonora em que, numa improvisação livre, ativam-se com o toque, artefactos do trabalho mineiro, através da tecnologia, criando visualmente um “instrumento” que sugere a identidade retratada. Aos sons da exploração do carvão, juntam-se camadas sonoras construídas por instrumentos eletrónicos que aludem e transportam a ferocidade, dureza e crueldade da exploração desumana cometida, sobretudo no séc. XX, a famílias inteiras.

Parabenizamos todos aqueles que procuram criar arte, a partir de histórias e identidades de locais. Também é assim que se atinge o objetivo de se manter viva a memória dos povos.
Partilhamos um curto vídeo com o trabalho executado por André Araújo, a quem desejamos os maiores sucessos.