E foi da melhor forma que nos despedimos deste ano, que não nos deixa memórias muito positivas. No entanto, a Junta de Freguesia reinventou-se, tentou adaptar toda a sua atividade cultural às contingências da atualidade.
Assinalamos como muito positivo o arranque deste Festival de Música, que já vai no seu 2.º Concerto, desta vez na Paróquia de Fânzeres.
Um excelente concerto pelo Quinteto de Metais: João Sousa e Luís Campos, Trompetes. Pedro Silva, Trompa. Daniel Seabra, Trombone. Vítor Vieira, Tuba que nos encantou, quer pelo reportório selecionado, com temas de Handel, Allegro Maestoso, Nella Fantasia - Ennio Morricone, West Side Story - Leonard Bernstein, entre outros, com arranjos do trompetista João Sousa, quer ainda pela excelente voz, da mezzo-soprano, nossa conterrânea, Alexandra Lopes.
Deixamos, uma vez mais, o nosso agradecimento a todos os patrocinadores, que desde sempre apoiaram este Festival de Música, aos músicos pelos momentos que nos proporcionaram, à Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar e ao público presente, que nesta noite tão fria optaram por sair do seu conforto.

Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes
  • Quinteto de Metais com Alexandra Lopes

  • Ficam aqui algumas notas dos curriculos dos músicos do Concerto desta noite:
    Daniel Seabra
    Iniciou os seus estudos musicais na Banda de Vilela sob orientação do professor Vasco Seabra. Em 2003 ingressa na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, onde estuda com o professor Gonçalo Dias e posteriormente com o professor David Silva. Em 2008 ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo – ESMAE com o estatuto de sobredotado, onde concluiu o curso de Trombone. Lecionou na Academia de Música Sociedade Filarmónica Vizelense e no Conservatório de Música de Paredes. Atualmente é integrante da Orquestra Ligeira do Exército.
    João Sousa
    Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, na Escola de Música da Banda Marcial de Ancede em Baião. Concluiu o 8.º grau de música, na classe de Trompete do Professor Rui Brito. De seguida, frequentou a Licenciatura em Música-Trompete, na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação dos Professores Stephen Mason e David Burt. Participou em vários Masterclasses e Estágios de aperfeiçoamento. Foi premiado em vários concursos internos no Conservatório de Música do Porto e no Concurso de Trompete na Póvoa de Varzim. Foi vencedor do Concurso “Bolsa BPI”, em 2012, no Conservatório de Música do Porto. Foi também finalista da Bolsa Yamaha em 2015. Desde 2019 que leciona trompete e piano no Colégio São Tomás (Lisboa).
    Atualmente integra a Orquestra Ligeira do Exército e está em fase de conclusão do Mestrado em Ensino da Música – Trompete.
    Luís Campos
    Iniciou os seus estudos musicais com o seu avô materno. Ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe do Prof. António Silva, concluindo o 8.º grau na classe do Prof. Fernando Ribeiro. Posteriormente, prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos professores David Burt e Steven Mason onde concluiu a Licenciatura, encontrando-se neste momento a finalizar o Mestrado em Ensino da Música.
    Trabalhou com grandes.
    Teve oportunidade de tocar com a Royal Concertgbow, através do projeto Side by Side, EGO 2018, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sine Nomine, Orquestra Filarmónica de Braga, entre outras.
    No presente ano, ingressou no Mestrado em Performance, no Centro Superior de Música do País Basco – Musikene, na classe do Prof. Luis Gonzalez Marti.
    Pedro Silva
    Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Banda Musical de Oliveira – Barcelos. Terminou o 8.º grau na classe do professor Nelson Braga, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Em 2016 concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Paulo Guerreiro. Em 2018 iniciou o mestrado na Hoschule für Musik, Theater und Medien Hannover (Escola Superior de Música, Teatro e Média de Hannover) na classe do professor Markus Maskuniity.
    Frequentou masterclasses e integrou várias orquestras de jovens.
    Na temporada de 2019/2020 foi academista na Deustsche Oper Berlin (Ópera Alemã de Berlim).
    Atualmente ocupa o lugar de 2ª e 4ª trompa na Sveriges Radios Symfoniorkester (Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca) em Estocolmo.
    Vítor Vieira
    Iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Gondomar sobre a orientação do professor José Moreira. Mais tarde ingressou na Escola Profissional de Mirandela no curso de instrumento - tuba, com o professor Nuno Machado terminando em 2002.
    Licenciou-se em 2009 em música variante - tuba no Instituto Piaget de Mirandela com o professor Adélio Carneiro. Participou em vários estágios de orquestra.
    Assumiu a Direção Artística da Banda Musical de Cabreiros – Braga, em outubro de 2015.

    Alexandra Lopes
    Iniciou os seus estudos musicais muito jovem, tendo estudado piano, violino e canto. Após finalizar o 8.º grau no Conservatório de Música do Porto ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, no curso de canto lírico com o professor Luís Madureira e trabalhou com Francesco Pio Galasso, Saioa Hernández, Isabel Alcobia, Lieve Jansen e Gabriele Fontana também  na área do canto lírico.
    Frequentou o curso “Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon e orientações musicais para a infância”, com Beth Goldn.
    Está em fase de conclusão para defesa da tese do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Socias e Humanas. Em 2018 começou a trabalhar para a InventoMusical, como professora de expressão musical, em diversos colégios.
    Atualmente trabalha no projeto de Oficina Coral da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha).