O Prémio AGIR reflete o compromisso da REN - Redes Energéticas Nacionais - no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa. O objetivo do prémio é incentivar e apoiar iniciativas que deem resposta a problemas sociais.
Em 2014, a primeira edição desta iniciativa teve como tema a criação de emprego. Nas oito edições seguintes, o Prémio AGIR foi dedicado, respetivamente, ao envelhecimento ativo, o combate à pobreza e exclusão social, a inserção laboral de pessoas com deficiência, a preservação do património natural, o combate ao abandono escolar e promoção do sucesso escolar, a promoção de emprego para pessoas vulneráveis, à Inovação Social na resposta à COVID e à Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas.
Na sua 10ª edição, o Prémio AGIR será dedicado à "Promoção do desenvolvimento sustentável", tema que reflete o compromisso com a Agenda 2030, assente nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Iremos, assim, premiar os três projetos que se destaquem neste âmbito.
O Prémio AGIR é dirigido a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos. Ao projeto primeiro classificado é atribuído um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.
A seleção é da responsabilidade da REN em parceria com a Stone Soup Consulting, que vai acompanhar e monitorizar a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, assim como efetuar a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto.
As candidaturas de projetos deverão ser apresentadas de 1 de março de 2023 a 28 de abril de 2023.
Para saber mais sobre o prémio consulte aqui o regulamento.