IMG 1145-001Exposição de 60 lanternas de todo o mundo utilizadas como meio de iluminação nas minas de carvão, até à década de 70 do século XX. "Desde há bastante tempo que o ser humano pesquisa o subsolo em busca de pedra, minerais e combustíveis.
O problema é que quanto mais penetra na terra menos luz natural tem.
Os modos de iluminação primitivos utilizados nas minas eram, de um modo geral, archotes ou candis de chama alimentados a óleo. Estas iluminações tradicionais, eram constituídas por um recipiente cerâmico ou metálico que utilizava como combustível o azeite ou sebo animal.A 25 de maio de 1812, numa mina inglesa do condado de Durham, uma explosão de "grisou" (gás metano) mata 92 mineiros.
No seguimento desta catástrofe, a 1 de outubro de 1813, fundou-se a "Sunderland Society for Preventing Accidents in Coal Mines" com o objetivo de recolher fundos junto das empresas carboníferas para financiar investigações no sentido de melhorar os meios de iluminação e de ventilação nas minas de carvão..."
Venha acompanhar o desenvolvimento destes meios de iluminação através desta exposição que estará patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova de 18 de janeiro a 19 de abril de 2014.