MuseuMineiro rotativo uv1O Museu Mineiro de São Pedro da Cova, o único que retrata a exploração mineira de carvão em Portugal, reabriu ao público no dia 17 de dezembro de 2022, depois de ter estado encerrado para remodelação, sendo esta possível através da parceria entre a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a Câmara Municipal de Gondomar.
O discurso museológico do Museu foi adaptado, foram incluídas ferramentas interativas que possibilitam uma melhor comunicação entre o Museu e o seu público, bem como, a disponibilização de recursos com fins educativos, mas também de entretenimento.
Assim, ao visitar o Museu Mineiro terá contacto com uma história com cerca de 500 milhões de anos: os fósseis de trilobites transportam-nos aos mares pré-existentes, e os fósseis vegetais às florestas tropicais, cuja vegetação deu origem à formação do carvão, minério que veio a ser explorado, em São Pedro da Cova, durante mais de 170 anos (1793-1970).
O “Zé do Passal”, recebe os visitantes e conta-lhes o seu dia a dia de trabalho no subsolo, convidando-os a percorrer a recriação da galeria subterrânea, vivenciando assim o ambiente aproximado ao do subterrâneo.
Como a Mina também vive da mão de obra feminina, o trabalho realizado por mulheres no processo de tratamento do carvão é também retratado.
Muito mais pode ser visto, ouvido e até vivenciado durante uma visita ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Visite-o de terça a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para visitas guiadas, é obrigatório o agendamento através dos contactos: museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935663998.
Venha Visitá-lo!