fosseisAbriu hoje ao público a exposição de fósseis de Firmino Jesus.
Firmino dos Santos Jesus, colecionador do Lugar do Passal, São Pedro da Cova, apaixonado por trilobites, tem viajado nos últimos 30 anos numa aventura em busca de fósseis. A generosidade que lhe é conhecida entre os amigos mais próximos reflete-se na doação da sua coleção privada ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova. 
Para além da inauguração da exposição, esta iniciativa tornou-se numa sincera e emotiva homenagem a Firmino de Jesus que contou com a presença de amigos, conhecidos, vizinhos, colecionadores de fósseis de vários pontos do país e académicos das áreas da geologia e paleontologia.
A abertura iniciou com o discurso do Presidente da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Dr. Daniel Vieira, que ressalvou a importância da coleção para o meio académico e para a dinâmica do Museu Mineiro, agradecendo também a Firmino Jesus a doação da sua coleção.
Firmino Jesus partilhou com o muito publico presente a história da sua viagem pelo mundo dos fósseis, não esquecendo os amigos que o acompanharam, com especial atenção a Pierre-Marie Guy que também esteve presente e num discurso emotivo prestou a sua homenagem ao trabalho e pessoa que é Firmino Jesus.
Encerrando os discursos, o Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Carlos Brás, mais uma vez enalteceu a coleção e a sua importância para o Museu, para a freguesia e para todo o concelho de Gondomar.
Esta exposição é agora permanente no Museu e contém exemplares de fósseis de trilobites, amonites, peixes e ouriços de vários pontos do Mundo.
A completar a sessão geológica o Museu Mineiro conta ainda com fósseis vegetais, amostras de sondagens do solo e amostras de metantracite de São Pedro da Cova.