{tab Atuais}
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
AS MINAS, A ARGO, A FOTOGRAFIA
27 de setembro a 31 de janeiro 2015
Promovendo a parceria entre a Junta da União de Freguesias Fânzeres e S. Pedro da Cova, o Museu Mineiro de S. Pedro da Cova e a Associação Artística de Gondomar, inauguramos no passado dia 27 de setembro uma exposição de fotografia coletiva com base no património mineiro da freguesia de S. Pedro da Cova.
Após a realização de dois passeios pedestres pelo património mineiro, promovidos pela ARGO e concretizados pelo Museu Mineiro (atividade disponível todo o ano para grupos), que contaram com a participação de 45 pessoas, foi efetuada a recolha de várias fotografias que deram origem a esta exposição. De notar que algumas das fotografias já mais poderão ser recriadas. Visite-nos.Está a decorrer no Museu Mineiro a Exposição Fotográfica "As Minas, a Argo e a Fotografia".
{tab Permanentes}
A realização de visitas guiadas ao Museu e ao património mineiro de São Pedro da Cova só são asseguradas no caso de marcação prévia, fundamental para a melhor programação da visita e atividades a realizar, sendo aceites grupos de 2 a 30 pessoas. As visitas são gratuitas e têm uma duração aproximada de 1h15.
Os técnicos do Museu disponibilizam-se todas as quartas feiras para receber professores/educadores para organizar visitas ao Museu e estipular a programação da visita dos grupos.
Para além das visitas ao Museu, o serviço educativo disponibiliza aos seus visitantes atividades pedagógicas complementares para grupos, também com necessidade de marcação prévia, abaixo descriminadas:
À Descoberta da Casa da Malta
Exploração do Edifício enquanto Casa da Malta
Regresso ao Passado
Fotografias dos visitantes vestidos à época
Mãos para que te quero
Separação de diferentes tipologias de carvão
Pias e Justa criam animais e plantas
Exploração da secção geológica e conceção de fosseis
O Meu Animal Preferido é a Trilobite
Conceção de trilobite
Percursos Museológicos
Passeios a pé pelos principais locais do património mineiro ainda existente
Ver no Escuro
Lâmpada, lanterna, candeeiro… na descida à galeria a “toupeira humana” iluminava-se com um gasómetro. Vem construir um?
A minha Vagona
Construção de uma vagona a partir de materiais de desperdício
Museu vai à Escola
Maleta pedagógica que leva à escola a descoberta do carvão e das profissões mineiras
Identidade Mineira
Procure a sua identidade no arquivo da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, agora acervo do Museu Mineiro
Filmes sobre as Minas de São Pedro da Cova
Filme de 1921
Filme de Rui Simões, 1976
Atividades sazonais
Oficina da liberdade, da páscoa, verão e natal.
{tab Realizadas}
Atividades já realizadas durante este mandato.
Sessão Solene de Aniversário
Desde o início de 2014 que a Junta da União de Freguesias Fânzeres e São Pedro da Cova e o Museu Mineiro promovem a comemoração dos 25 anos do Museu Mineiro e os 50 da Casa da Malta através da realização de várias iniciativas pedagógicas e culturais.
O encerramento da comemoração destas duas datas de elevada importância para a Vila de São Pedro da Cova, realizar-se-á no próximo dia 27 de setembro de 2014, pelas 15h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
O programa de encerramento inicia com o reencontro da Banda de Música dos Mineiros do Pejão e da Banda Musical de São Pedro da Cova, seguido de Sessão Solene com a presença de várias individualidades locais e nacionais, e com a inauguração da exposição fotográfica "As Minas, a Argo e a Fotografia", cujo objeto principal é o património Mineiro de São Pedro da Cova.
OPERAÇÃO SAAL
O Museu Mineiro de São Pedro da Cova reviveu o tema SAAL no passado dia 28 de junho às 16h30. Contou com a presença do Arquiteto Manuel Correia Fernandes, coordenador da Brigada Técnica de São Pedro da Cova.
Este evento pretendeu assim reunir membros da Brigada Técnica, das Associações de Moradores e do Centro Revolucionário Mineiro cujas instalações serviram de local de trabalho à Brigada, relembrando um movimento profissional, popular e cívico.
A operação SAAL colocou ao serviço das populações e da sua luta pela transformação das relações sociais. Após o 25 de Abril de 1974, o Estado compreende a necessidade urgente da reabilitação urbana, dai a criação a 6 de Agosto de 1974 do Serviço Ambulatório de Apoio Local.
Organizado em várias brigadas, que desde logo fazem notar o direito colético e individual, o poder da população local e o direito à habitação, bem como o direito à qualidade de vida. Em São Pedro da Cova não foi diferente com a chegada da brigada SAAL a novembro de 1974.
Oficinas de Verão
Com o objetivo de sensibilizar os mais novos para o património e ao mesmo tempo ocupar os seus tempos livres com atividades ligadas às temáticas abordadas no Museu Mineiro, propusemos como tema a Utilidade do Carvão e o seu processo de transformação em energia a vapor, abordando ainda as fontes de energia alternativas e menos poluentes, bem como as tecnologias que levaram ao desuso do carvão e consequente encerramento das Minas de Carvão de São Pedro da Cova.
As Oficinas de Verão destinaram-se às crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos de idade e decorreram entre 30 de junho e 1 de julho. Durante este período foram desenvolvidas visitas didáticas a locais relacionados com a temática; atividades plásticas e lúdicas.
As Aventuras de Júpiter | Exposição | 10 de maio a 31 de julho
“As Aventuras de Júpiter” é uma das exposições itinerantes do Museu da Lucerna (Castro Verde), o qual possui a maior coleção de lucernas romanas provenientes do mesmo sítio arqueológico em todo o mundo, a maior percentagem destes objetos pertence às tradicionalmente chamadas lucernas mineiras.
De 10 de maio a 31 de Julho, os visistantes puderam encontrar uma amostra de réplicas de lucernas romanas de temática mitológica, que comprova a diversidade formal e a exuberância decorativa destes artefactos. Júpiter é a figura central desta exposição e o ponto de partida para abordar temas como as lendas fundacionais de Roma e a própria expansão do Império Romano, sob a égide do Pai dos Deuses.
Para além da exposição, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova disponibilizou ao público escolar uma atividade didática que visava explorar a temática mitológica da exposição.
A Batalha do Carvão
No encerramento da exposição temporária "A Luz que nos Ilumina" pudemos contar com a presença do colecionador de gasómetros Vicent Vincke, que nos fez o enquadramento da situação das minas em vários países.
A luz que nos ilumina | Exposição | 18 de janeiro a 19 de abril
Esteve patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova até ao dia 19 de abril de 2014, a exposição temporária ilustrativa da evolução das lanternas de iluminação em minas de carvão de todo o mundo "A luz que nos ilumina".
Desde há bastante tempo que o ser humano pesquisa o subsolo em busca de pedra, minerais e combustíveis. O problema é que quanto mais penetra na terra menos luz natural tem.
Na visita ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova foi possível observar uma mostra de 60 lanternas de todo o mundo utilizadas como meio de iluminação nas minas de carvão.

Mãos ao Barro | Atelier | 15 a 17 de abril | 14h00 - 17h00
Entre os dias 15 a 17 de abril, realizou-se o atelier "Mãos ao Barro". Pretendeu-se um contacto com a forma de trabalhar o barro. Este atelier destinou-se a um público com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.
Tertúlia - "Memórias do 25 de Abril" | Tertúlia | 17 de abril | 21h00
No dia 17 de abril, pelas 21h00 realizou-se uma tertúlia com testemunhos vivos do impacto do 25 de Abril nas suas profissões. A Tertúlia contou com as presenças de Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Luís da Costa Lima, Capitão que integrou a equipa das Campanhas de Dinamização Cultural e Valdemar Cruz, Jornalista e Investigador.
Concerto Pelo Grupo "Homenagem a Zeca Afonso" | 11 de abril | 21h00

Silicose | Conferência | 5 de abril | 16h30
Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova organizou uma Conferência, no dia 5 de abril, pelas 16h30, sobre a Silicose, doença profissional associada à exposição de poeiras, muito frequente nos operários mineiros de São Pedro da Cova, que laboraram durante quase dois séculos nas Minas de Carvão que existiram na Freguesia. Nesta Conferência contamos com a presença de um antigo operário das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, afetado com silicose, e com o Dr. Rocha Nogueira, responsável por um estudo que identificou vários casos de silicose no Norte de Portugal.


Filmes com História - Sessão de Cinema e Tertúlias
Dia 27 de Fevereiro foi exibido no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, pelas 21.30, as curtas-metragens: FÁRRIA e MINAS DA BORRALHA. Os dois documentários estão relacionados com as Minas da Borralha, localizadas na Região de Montalegre, que desde os finais do século XIX até meados dos anos 80 dedicaram-se à extração de volfrâmio.
Viagem às Minas de Carvão de São Pedro da Cova
Dia 22 de fevereiro foi realizada mais uma viagem com mais de duzentos anos de história, com início no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, pelas 10 horas com a história das minas, visita ao espólio Museológico e uma visita à exposição temporária "A luz que nos ilumina". Depois do almoço, decorreu um passeio fotográfico pelo complexo mineiro.
Encontra-te com...Ana Bacalhau
Inserido nas Comemorações dos 25 anos do Museu Mineiro e nos 50 anos da Casa da Malta, relançamos uma vez mais a iniciativa "Encontra-te com ... ", desta vez com Ana Bacalhau.
Conversa muito informal, pelas características da Ana, excelente comunicadora, que nos falou dos sonhos concretizados e dos seus atuais projetos. Atualmente abraçou mais um: "Quinze", que correspondeu à idade em que começou a cantar e a tocar guitarra. Interpreta músicas populares.Apaixonada pela forma de fazer música, deixa a guitarra para se dedicar à interpretação, tem a capacidade de tornar "as letras credíveis e dá cor às palavras".
A Ana privilegia o contacto com os seus fãs e espetadores, tentando perceber o que sentem durante todo o concerto. No final de um deles, um espetador disse-lhe "sou holandês, mas sinto em português", estes comentários são muito importantes para a sua vida.
Várias são as influências que marcam o percurso dos "Deolinda", e obviamente da nossa convidada, um deles Zeca Afonso.
O "Encontra-te com...Ana Bacalhau" contou com a presença de mais de uma centena de espetadores, em que a ouviram entusiasticamente, e lhe dirigiram várias palavras.
No final a Ana brindou-nos com uma música cantada à capela "Passou por mim e sorriu" e tirou fotografias com os seus fãs.